Setecidades Titulo Memória
O Papai Noel que sucedeu a Gino Belletato

Durante anos o entalhador que se tornou o pizzaiolo de São Bernardo fez o papel de Bom Velhinho, sendo sucedido pela filha Evani, que neste Natal completa 36 anos no posto

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
25/12/2020 | 00:01
Compartilhar notícia


Seria o mundo outro mundo,seria o mundo ideal, se cada noite no mundo, fosse noite de Natal

Aloísio Bezerra (Fortaleza, Ceará, cf. Folhinha do Sagrado Coração de Jesus, 2020).

A pandemia por certo tirou muito do brilho de anos passados. Mas a tradição familiar foi mantida. Em especial, a lembrança do casal Linda Ferrini e Gino Belletato. Evani se transforma como Papai Noel. E lágrimas de emoção e saudade rolam na noite mais bonita do ano.

Gino Belletato partiu em 17 de maio de 1988. Deixou lembranças que se confundem com a história contemporânea da cidade de São Bernardo. Ao lado de amigos como Beltran Asêncio, exerceu a mais nobre das profissões da marcenaria, a de entalhador, na fábrica Bellinghausen.

Quando você for à Matriz da Boa Viagem, olhe para o forro da basílica. Admire as rosetas esculpidas em madeira, cinco pequenas, acopladas, cinco grandes, na grade. Obra dos entalhadores da Vila de São Bernardo, entre os quais Emilio Buzatto, Evans Molto, Nelson Roncari, Nenê Amiratti, Silvio Belletato e eles dois, Beltran e Gino. Todos atuaram voluntariamente, a pedido do padre Fiorente Elena – e como negar um pedido do padre Fiorente?

AQUELAS MÃOS...

De Gino Belletato, muitas lembranças. Ele fez parte da equipe de jovens de 1933 que festejou a chegada da aguardada nova Constituição Brasileira, episódio relembrado este ano pela série das eleições municipais que Memória tem publicado.

Uma lembrança mais recente: Gino em sua pizzaria, na esquina da Municipal com João Pessoa, no coração de São Bernardo, fazendo a massa fina – e inigualável – das pizzas que servia. 

Mãos ágeis, dedos grossos, o suor pingando do rosto, “seu” Gino podia ser visto da rua, trabalhando, como a convidar os passantes a entrar. Depois, saudades...

Diário há meio século

Sexta-feira, 25 de dezembro de 1970 – ano 13, edição 1419

Manchete – Neste Natal, Medici renova esperanças

O presidente da República do regime militar usava de rede de comunicações para se dirigir à população no ano em que se revelou torcedor da Seleção Brasileira tricampeã no México.

Especial – Com a edição normal, um caderno de 24 páginas e um texto de Charles Dickens, ‘Conto de Natal’.

Obra clássica, de 1843, com a qual o romancista Charles John Huffam Dickens (1812-1870) tira do esquecimento em seu país a festa do Natal.

Mensagem – “Na permuta de experiência, na troca de atenções, todos os desejos, ideais, esperanças, foram partilhados sem palavras, no dia a dia, dentro de uma alegria silenciosa.”

ZF do Brasil, fundada em 2015 na Alemanha. Sua primeira unidade brasileira começou a ser construída em 1958, em São Caetano.

Em 25 de dezembro de...

1915 – Américo Perrella nasce em Mauá, o antigo Pilar, nono filho dos imigrantes italianos da Região de Molise. Toda uma vida dedicada à cidade. 

Perrella inaugurou o primeiro cinema de Mauá, em sociedade com o concunhado e atleta Baptista Branco. O cinema só exibia filmes mudos e entrou em funcionamento por volta de 1932. Depois o cinema passou a ser dirigido pelos irmãos Scilla. É quando ganha o nome de Cine Opa.

Anos, décadas depois, foi prefeito de Mauá e cedeu um material riquíssimo à <CF160>Memória</CF>, que focalizaremos na sequência da série sobre as eleições.

- Em 1915, padre Luiz Capra, vigário de Santo André, realiza, em plena noite de Natal, um leilão de prendas em benefício da Igreja Matriz, que hoje chamamos de Igreja Cor de Rosa.

1920 – O prefeito Saladino informa que a São Paulo Railway estenderá rede de água à parte alta de Paranapiacaba, denominada Morro do Alto da Serra. Serão instaladas seis torneiras para o abastecimento dos moradores.

1955 – Lojas Assumpção anunciavam a “revolução no mundo do som”: discos de alta fidelidade, com maior clareza, completa e nítida escala de frequência. Entre os lançamentos, The Hight and The Night, do filme Um Fio de Esperança, com Leo Diamond e orquestra.

- No Estádio do Pacaembu, AA Matarazzo 1, Metalúrgica Matarazzo 0, na decisão do campeonato da Acea.

- No balanço do ano 1955, ‘TV de Vanguarda’, a novidade maior.

Santos do dia

Passados mais de dois milênios, a Noite de Natal é mais que uma festa cristã, é um símbolo universal celebrado por todas as famílias do mundo, até as não cristãs. A humanidade fica tomada pelo supremo sentimento de amor ao próximo e a Terra fica impregnada do espírito sereno da paz de Cristo, que só existe entre os seres humanos de boa vontade. Portanto, hoje é dia de alegria, nasceu o Menino-Deus, nasceu o Salvador.

Texto: Arquidiocese de São Paulo.

- Anastácia

- Jacó de Tódi

- Mártires de Nicomédia 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;