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Consórcio ABC inaugura hoje Procon regional em Santo André
Por Soraia Abreu Pedrozo
Do Diário do Grande ABC
10/12/2020 | 00:02
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A partir de hoje, o morador do Grande ABC passa a contar com mais uma opção na hora de exercer seu direito enquanto consumidor e registrar sua reclamação. Parceria entre a Fundação Procon e o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC criou o Procon regional, que abre as portas hoje em Santo André.

O Consórcio abriga sala destinada ao atendimento presencial do Procon, onde qualquer munícipe poderá realizar queixa relacionada a problemas com a realização de serviço ou a compra de produto. O espaço agrega mais uma opção ao consumidor, que hoje pode registrar reclamação junto às unidades do Procon nas prefeituras.

Segundo o secretário estadual de Defesa do Consumidor e diretor executivo do Procon-SP, Fernando Capez, a ideia é que sejam identificados problemas coletivos de grande proporção, por exemplo, relacionados a concessionária de energia, operadora de telefonia ou financeira que captou empréstimo consignado sem autorização. “Trata-se de iniciativa inédita em todo o mundo. É a primeira vez que se tem ação coordenada entre municípios para defender o consumidor”, assinala.

“O apoio direto da Fundação Procon fortalece a união dos municípios chamada Consórcio e, assim, ficará mais fácil obter raio X de que tipo de problema mais atinge o consumidor do Grande ABC e realizar ações preventivas.”

Capez explicou que haverá a centralização das queixas das sete cidades, a partir da integração dos sistemas municipais ao do Consórcio, o que permitirá levantar dados estatísticos a partir do ano que vem.

Quanto ao investimento aportado pela Fundação Procon na iniciativa, o secretário não revelou a quantia, mas disse que será realizado processo de licitação para veículo para fiscalização, pessoal e computadores que serão alocados no Consórcio para reforçar a atuação, que começa hoje. “Vamos oferecer treinamento com servidores do Procon. Os profissionais terão acesso direto à nossa escola, o que permitirá uma atividade mais efetiva”, contou. “Queremos dar ao consumidor resposta em um prazo cada vez mais curto.”
 




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