Setecidades Titulo Memória
O professor do volante
Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
20/10/2020 | 07:00
Compartilhar notícia


Laudelino Gimenes
+ Araraquara, São Paulo, 2-2-1933
* São Bernardo, 12-10-2020

Motorista. Monitor. Educador. Professor do volante. Laudelino Gimenes, aos 87 anos, talvez fosse o mais antigo trabalhador na ativa do Grande ABC. Uma linda carreira nas empresas de transportes da família Setti/Braga, de São Bernardo.

Conhecia quilômetro a quilômetro as ruas da cidade, com esticadas para outros pontos da região, mais São Paulo, Capital. Memória viva do cotidiano de uma linha de ônibus. Tanto assim que cuidava com o máximo carinho da velha jardineira, com a qual transportava alunos e professores, autoridades e jornalistas, amigos e colegas de trabalho.

Ano passado mesmo foi fotografado com a jardineira que fazia o trajeto São Bernardo a Santo André. Veículo inteiramente restaurado com o carinho do chefe João Antonio – muito mais que um chefe, quase um ‘filho’ de Laudelino.

O autor das fotos foi André Henriques, repórter-fotográfico do Diário, que fez questão de mostrar Laudelino Gimenes no papel de cobrador, ou trocador, com as passagens multicoloridas de acordo com o trajeto do usuário. Coisas do passado.

Naquele 30 de junho de 2019, data das fotos, Sr. Laudelino participava de ‘Clássicos & Cia’, um encontro de amantes do automobilismo organizado pelo Fusca Clube ABC em parceria com a Estância Alto da Serra.

FIDELIDADE

Laudelino Gimenes veio menino do Interior, tanto que estudou no antigo Grupo Escolar de São Bernardo. Entre seus colegas de classe, o advogado Nevino Antonio Rocco, o economista Clarivalde Versolatto, o industrial Sérgio Nalli, o artista plástico Hugo Duzzi e tanta gente mais, identificada em antiga foto aqui em Memória.

Professor Laudelino foi mais que um motorista do ônibus do Museu da Viação ABC.

Nas festas cívicas, ele desfilava pela Rua Marechal Deodoro, todo garboso, ao volante da querida jardineira. Conheceu a grande maioria das escolas da rede municipal – os alunos adoravam ouvir as histórias do monitor e passear com ele.

Devoto de Nossa Senhora Aparecida, Laudelino Gimenes partiu serenamente no Dia da Padroeira do Brasil, enquanto dormia.

Filho de José Gimenes e Josepha Ferreira dos Santos, Laudelino deixa a mulher, Santa Noêmia Azeredo Gimenes, o filho Luiz Fernando e uma legião de amigos passageiros, motoristas, fiscais, cobradores, diretores. Foi sepultado no Jardim da Colina.
 

Diário há meio século

Terça-feira, 20 de outubro de 1970 – ano 13, edição 1363

Manchete – Movimento de tropas na Síria. Surge nova crise
Igreja e Política – Papa Paulo VI e dom Agnello Rossi, arcebispo de São Paulo, veem o caso brasileiro dos padres encarcerados.
Manifestações europeias de solidariedade à JUC (Juventude Universitária Católica) brasileira.
Economia – Novo horário para o comércio. Quem concorda?
Discutia-se a prorrogação na região do comércio até as 22h durante a semana e até as 18h aos sábados, domingos e feriados.
Reportagem de Paulo Queiroz, que estreava no Diário uma carreira que o levou às grandes redações brasileiras.
São Caetano – As tetracampeãs brasileiras de basquetebol visitam a Prefeitura: Marlene, Delcy, Norma, Elza e Odete. São acompanhadas por Lázaro Campos, presidente da Comissão Municipal de Esportes, e Alberto do Carmo Araujo (Giba), secretário da CME.
Estas atletas, do São Caetano e Pirelli, formaram a base brasileira tetra no Equador.
 

Em 20 de outubro de...

1920 – Anunciada a construção de uma ponte de madeira sobre o Rio Grande, na estrada que liga os municípios de São Bernardo e Santo Amaro.
Nota –  Rio Grande, que anos depois seria o principal formador da Represa Billings.
1925 – Nasce o jornalista e executivo Mário Porfírio Rodrigues, que veio menino para São Caetano e cuja história, gravada, publicamos em Memória. Líder autonomista em 1948, ele é autor do livro Baú de Jornalista.
1930 – A questão do leite: introduzidos os carros tanque da Sociedade União de Laticínios no Município de São Bernardo; revoltam-se os leiteiros das velhas carrocinhas.
- Revolução em marcha: prorrogado no Brasil o feriado bancário até 30 de novembro.

Hoje

- Dia do Arquivista
- Dia do Poeta. Lembra o Movimento Poético Nacional, que surgiu na mesma data, em 1976, na casa do jornalista, romancista, advogado e pintor brasileiro Paulo Menotti Del Picchia.
Nota – Menotti Del Picchia batizou a mais linda foto artística de Beltran Asêncio, o ‘Fotógrafo da Cidade’: Três Virgens. Foto batida na noite de 20 de agosto de 1953, em São Bernardo.
- Dia Internacional do Controlador do Tráfego Aéreo
- Dia Mundial de Combate à Osteoporose
 

Santos do Dia

- Artêmio de Antioquia
- Iria ou Irene

SANTA. Maria Bertilla Boscardin (Itália: Vicenza, 1888 – Treviso, 1922). Enfermeira. Atuou no convento das irmãs mestras de Santa Dorotéia dos Sagrados Corações
 

Municípios Paulistas

- Celebram aniversários em 20 de outubro: Itápolis, Ribeira, Nova Guataporanga e Tarumã.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;