Economia Titulo
Concessão de certificado para Varig está em fase final, diz Anac
Do Diário OnLine
Com Agência Brasil
28/11/2006 | 17:56
Compartilhar notícia


O presidente da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), Milton Zuanazzi afirmou nesta terça-feira que a concessão do Cheta (Certificado de Homologação de Empresa de Táxi Aéreo) para a Varig está em fase de conclusão.

Em depoimento na CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Assembléia Legislativa que investiga o processo de venda da empresa aérea, ele informou que "a probabilidade de sair neste ano é bastante grande”. No entanto, Zuanazzi não quis especificar uma data e reiterou que a homologação depende mais da empresa do que da Anac.

Nesta segunda, atendendo a ordem judicial, os novos controladores da Varig teriam apresentado a documentação requerida pela agência reguladora do setor aéreo. “Ainda faltam alguns detalhes, como citar as empresas que farão a manutenção dos aviões. Uma dessas empresas pode ter que ser homologada ainda pela Anac, o que retardaria o processo de concessão do certificado. E eu não certifico uma empresa para operar daqui a três anos", disse Zuanazzi, em referência aos projetos apresentados.

O presidente da Anac explicou que uma empresa nova deve encaminhar logo uma definição do número de linhas e aeronaves para operar. Mas considerou natural a demora, em um processo de leilão. "A demora nessa escolha, que envolve questões financeiras, de contratos, não é uma decisão que se possa tomar cruzando os dedos – ela precisa ser bem amadurecida", afirmou.

Após a concessão do certificado, a Varig começará a operar com 16 aeronaves e o processo marcará a contratação dos primeiros entre os mil ex-funcionários técnicos da antiga empresa, “do solo e do ar”, informou Zuanazzi, que rebateu as críticas de que estaria  favorecendo outras  companhias. "Nós estamos fazendo o que tem de ser feito. É regra e nós estamos seguindo à risca", concluiu.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;