Política Titulo São Caetano
Fabio Palacio banca Saul Klein como vice após mudança eleitoral

Liminar troca filiação do filho do fundador da Casas Bahia do PSD da Capital para S.Caetano e abre caminho para formação de chapa

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
11/09/2020 | 10:00
Compartilhar notícia
Banco de dados


Atualizada às  22h18

O pré-candidato do PSD à Prefeitura de São Caetano, o ex-vereador Fabio Palacio, decidiu bancar o empresário Saul Klein (PSD) como vice na eleição deste ano, com garantia do departamento jurídico que assessora sua campanha de que será possível reverter o impasse com relação ao local onde o título de Saul está registrado.

O nome de Saul, filho de Samuel Klein, fundador da Casas Bahia, foi definido em reunião na noite de quinta-feira da coordenação geral da pré-campanha do pessedista. Havia discussão de outras figuras, como alguém da família do ex-prefeito Paulo Pinheiro (DEM) – os nomes da ex-primeira-dama Graça Pinheiro (DEM) e de um dos filhos do democrata, Paulinho Pinheiro (DEM), foram aventados. Mas a definição foi a favor do empresário.

O Diário mostrou em julho que Saul Klein se filiou ao PSD dentro do prazo eleitoral – início de abril –, mas o registro está vinculado à Capital. Nesta semana, os advogados que trabalham para o empresário conseguiram mandado de segurança – o desembargador Nelton Agnaldo Moraes dos Santos assinou liminar favorável ao pessedista, acatando argumento de que o erro sobre a localização do título foi da 166ª Zona Eleitoral, de São Caetano, não de Saul.

Ultrapassada essa barreira jurídica – que, a despeito de ser em caráter liminar, trouxe segurança à coordenação de Palacio –, o nome de Saul deve ser anunciado oficialmente como vice na convenção marcada para amanhã e, assim, reforçar a estratégia de Palacio em resgatar figuras históricas de São Caetano em sua campanha.

Além de filho de Samuel Klein, Saul tem longo histórico de parceria com a AD São Caetano, time de futebol da cidade. Foi o mantenedor financeiro do Azulão na época áurea do clube no cenário futebolístico nacional – e até internacional – no início dos anos 2000.

Nos últimos dias, aliás, Palacio deu pistas públicas de que Saul poderia mesmo ser seu vice. Postou diversos apoios de ex-jogadores do São Caetano - como o ex-atacante Túlio e o ex-goleiro Silvio Luiz - que trabalharam no clube quando o empresário tinha influência.

Se nos bastidores do esporte e também no meio empresarial de São Caetano Saul tem bom trânsito, sua atuação política é tímida. Será a primeira vez que aparecerá na urna – e justamente no momento em que sua atuação privada mudou radicalmente. Saul virou investidor da Ferroviária, time de futebol de Araraquara, embora ainda mantenha laços com o São Caetano. Ontem, por exemplo, estava em uma das cabines do Estádio Anacleto Campanella para acompanhar a classificação, nos pênaltis, do Azulão para as semifinais da Série A-2 do Campeonato Paulista.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;