Memória Titulo
E a Congregação Cristã chega a S.Bernardo

A igreja da Congregação Cristã do Brasil em São Bernardo nasceu num templo bem modesto que ficava na Vila Gonçalves. E demorou vários...

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
07/04/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


A igreja da Congregação Cristã do Brasil em São Bernardo nasceu num templo bem modesto que ficava na Vila Gonçalves. E demorou vários anos para que ganhasse as instalações próprias e maiores na Rua Alferes Bonilha, na Praça Brasil.

As informações são da aniversariante do dia, Paulina Mariana de Oliveira Rodrigues, batizada na Congregação Cristã quando tinha 13 anos. Para isso, em 1949, precisou deslocar-se a Mogi das Cruzes, pois no Grande ABC não existia um tanque apropriado para o batismo dos novos membros da igreja.

Antonio da Silva Rodrigues, marido de Paulina, foi músico da Congregação Cristã do Brasil durante 56 anos. Tocava bombardino e só no fim da vida, já adoentado, viu-se obrigado a afastar-se da banda. Antonio morreu em 2006. Hoje dona Paulina frequenta a igreja da Congregação que fica na Vila Mussolini, mais perto de sua casa.

Paulina é filha de Manoel Alves de Oliveira (da família Piranga) e Antonia Mariana. Ela nasceu no bairro dos Meninos, hoje Rudge Ramos, em 7 de abril de 1934. Estudou na escolinha do bairro, das professoras Miquelina, Cloris e Baby.

Teve quatro filhos: Wilson (casado com Lourdes Ferraioli), Nilson (falecido), Silmara (casada com Vanderlei Desidério) e Edílson. Já são cinco netos: Luciana, Marcelo, Ana Paula, Bruno e Letícia.

Trabalhadores

Nascem em 7 de abril

1897 - Fioravanti Ferro. Natural de Campinas. Associado nº 417 do Sindicato dos Químicos. Operário da Atlantis. Residência: Rua Itapeti.

1909 - Manoel Rodrigues Mendes. Natural de São Vicente, Portugal. Associado nº 744 do Sindicato dos Químicos. Operário da Atlantis. Residência: Rua General Glicério, 53, Santo André.

Fonte: 1º livro de registro dos associados do Sindicato dos Químicos do ABC.

MUNICÍPIOS PAULISTAS

Araçoiaba da Serra. Criado por lei provincial de 7 de abril de 1857.

Torrinha. Povoado formado no século 19 e elevado a município em 1922, quando se separa de Brotas. É a terra natal do ex-prefeito Tito Costa, de São Bernardo.

Óleo. Elevado a município em 1917, quando se separa de Santa Cruz do Rio Pardo.

HOJE

Dia Mundial da Saúde.

Dia Nacional do Jornalista.

Dia do Médico Legista.

Dia Mundial contra o Tabaco.

Dia do Correto.

Dia da Rádio Patrulha.

Turma do Rudge

(Aqueles jovens do antigo bairro dos Meninos)

O pai José Augusto Justti jogava dominó com os amigos num bar de Rudge Ramos e o filho, Ismael, interrompia o jogo: "Pai, me arruma um quinhentão pra comprar doce." E o apelido pegou.

Quinhentão faz aniversário hoje. Ele nasceu em 7 de abril de 1946, em Porto Feliz (SP), mas veio bebê para Rudge Ramos e aqui está até hoje. É metalúrgico. Jogou pelo Meninos FC. E casou-se com Sonia Terezinha, com quem tem três filhos: Ricardo, Camila e Natália.

Esporte Clube Vila Noêmia - Qual é a verdadeira data de fundação do clube: 7 de abril de 1960 ou 3 de março de 1965? O documento que temos indica a segunda alternativa. Mas o secretário da diretoria, Jomar Zuliani Pagano, indica a alternativa 1. Nesse caso, o Vila Noêmia está celebrando hoje seu Jubileu de Ouro. Vida longa ao clube.

Jomar é neto do saudoso Amélio Zuliani, esportista histórico de Mauá, desde os tempos do Industrial, além de leitor assíduo de Memória.

A greve dos 41 dias - 7º dia

Estádio de Vila Euclides: na execução do Hino Nacional, a demonstração de patriotismo.

Segunda-feira, 7 de abril de 1980.

Lado sindical

Números divulgados pelo Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo e Diadema: dos 142 mil trabalhadores da base, 127 mil estão em greve.

Lado patronal

Fiesp mostra a evolução salarial. Um montador de produção ganhava 16 mil cruzeiros em abril de 1980, contra 10 mil pagos em abril de 1979.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Domingo, 6 de abril de 1980

Meio ambiente - Cetesb quer evitar que poluição acabe com mata.

Música (coluna de Valdir Pires) - Paçoca chega ao seu primeiro LP. O autor santista que viveu em Santo André lança o álbum Que Moda.

Crônica 1 (Roterdan Cravo, pseudônimo de Fausto Polesi) - Em dia de ressurreição, portanto, de liberdade, um pouco de provocação.

Crônica 2 (Guido Fidelis) - Os enganos do camarada com cara de gente e o peixão da economia.

EM 7 DE ABRIL DE...

1970 - Instituto de Educação Américo Brasiliense, de Santo André, inauguração exposição sobre a industrialização.

SANTOS DO DIA

Guilherme de Scicli, Hermano, João Batista de La Salle e Ursulina.

Na estampa de 1958, Santo Epifanio, que foi bispo.

Crédito da estampa: acervo Vangelista Bazani (Gili) e João de Deus Martinez.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;