Internacional Titulo
Rumsfeld dirigiu empresa que vendeu reatores à Coréia
Do Diário OnLine
09/05/2003 | 10:06
Compartilhar notícia


O jornal britânico The Guardian afirma, na edição desta sexta-feira, que o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Donald Rumsfeld, dirigiu em 2000 a empresa de engenharia ABB, que, na ocasião, vendeu dois reatores nucleares para a Coréia do Norte. O país asiático agora é pressionado pelos Estados Unidos a abandonar o seu programa nuclear.

Há três anos, quando Rumsfeld dirigia a ABB, a companhia fechou um contrato avaliado em US$ 200 milhões para projetar e construir dois reatores movido à água. Segundo o The Guardian, a venda dos reatores fazia parte da política do governo Bill Clinton para persuadir o governo da Coréia do Norte a abrir espaço para diálogo com o Ocidente.

Rumsfeld trabalhou para a ABB de 1990 a 2001 e saiu da diretoria para integrar o governo Bush. O gabinete do secretário informou que Rumsfeld não se lembra de o assunto ter sido apresentado à direção da empresa com sede em Zurique, na Suíça.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;