Esportes Titulo GP Brasil de F-1
Estratégia funciona e Verstappen vence

Pierre Gasly, da Toro Rosso, e Carlos Sainz, da McLaren, completaram pódio improvável

Dérek Bittencourt
Do Diário do Grande ABC
18/11/2019 | 07:15
Compartilhar notícia
Reprodução/Instagram


Max Verstappen e Pierre Gasly iniciaram 2019 como companheiros de equipe na Red Bull. Entretanto, o desempenho do francês na temporada o fez ser substituído por Alex Albon e rebaixado à Toro Rosso. Quis o destino, porém, que estivessem novamente lado a lado ontem, no pódio do Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1. O holandês, no lugar mais alto, após vencer na base da estratégia e contando com alguns problemas dos rivais. Já o colega, no segundo posto, herdado após acidente envolvendo justamente o tailandês que o substituiu e Lewis Hamilton, na penúltima volta. O pentacampeão, inclusive, completaria o top 3, mas o acidente acabou lhe rendendo cinco segundos de penalidade, deixando a terceira posição para Carlos Sainz, da McLaren – que havia largado em último.

Todo este cenário só foi possível porque um safety car (para retirada do carro de Valtteri Bottas) na metade da prova – depois de um início sem grandes emoções – fez com que alguns pilotos ousassem parar nos boxes para trocar os pneus, entre eles Max Verstappen e Charles Leclerc. Na relargada, o holandês superou Lewis Hamilton para chegar à ponta. Já o monegasco da Ferrari acabou se envolvendo em toque com o companheiro Sebastian Vettel na disputa pela quarta posição na reta oposta e ambos deixaram a etapa.

O fato provocou outro carro de segurança e aí foi a vez de Hamilton, que era o segundo, trocar os pneus. O britânico caiu para o quarto posto, ultrapassou Gasly na relargada e, ao tentar superar Alex Albon, acabou tocando no tailandês, que levou a pior e abandonou.

Pierre Gasly aproveitou o incidente para subir para a vice-liderança e usou todo o poder do motor Honda para sustentar a pressão de Hamilton até a linha de chegada – ambos completaram lado a lado.

O hexacampeão, porém, acabou punido horas depois da corrida e caiu para a sétima posição. Quem herdou o terceiro posto foi o espanhol Carlos Sainz, que fez grande corrida de recuperação depois de partir da 20ª colocação e, pela primeira vez, alcançou um top3 na Fórmula 1.

Pilotos mesclam emoções após experiências inéditas na F-1

Max Verstappen venceu, mas bem parecia que a vitória foi de Pierre Gasly. O francês da Toro Rosso roubou todos os holofotes para si após conquistar um improvável segundo lugar no GP Brasil de Fórmula 1, ontem, em Interlagos. “Primeiro pódio na F-1, sei que jamais esquecerei um momento tão especial. Não sei nem o que dizer. É apenas muito emocionante. Estou muito feliz”, exaltou o piloto.

Alex Albon, da Red Bull, que acabou perdendo um provável segundo lugar por conta de toque de Hamilton, desculpou o rival. “Ele não quis fazer isso. Claro que eu queria o pódio e sinto que merecia, mas acontece em corridas”, ponderou. “Fui o culpado”, assumiu o hexacampeão da categoria.

Terceiro colocado após partir de 20º (e herdar a posição do punido Hamilton), Sainz era outro que não escondia o sorriso. “A prova foi divertida. Tinha pouco a perder, então fui agressivo”, disse, antes ainda de saber que havia conquistado uma posição após a corrida. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;