Esportes Titulo Olimpíada Caipira
Região reduz presença nos Abertos

Santo André passou de 420 para 145 atletas, enquanto Ribeirão encolheu de 60 a apenas seis

Por Anderson Fattori
Do Diário do Grande ABC
12/11/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


A representatividade das cidades do Grande ABC nos Jogos Abertos do Interior caiu cerca de 55% nos últimos dez anos. O número não pode ser consolidado porque, em 2009, quando a disputa ocorreu em São Caetano, Diadema havia informado o tamanho da delegação e agora, se omitiu. Situação oposta à de Mauá, que antes havia se negado a dizer o número de participantes e, desta vez, divulgou. Excluindo as duas cidades, foram 1.309 participantes há dez anos, contra 718 que estarão na Olimpíada Caipira de Marília, que começa hoje.

A maior queda foi de Santo André. A cidade reduziu em 65,5% o número de participantes, passando de 420 em 2009 para 145 neste ano. São Bernardo caiu de 400 para 267 (33,3%) e São Caetano, de 439 para 300 (31,5%). Proporcionalmente, porém, Ribeirão Pires é imbatível. Foram 60 atletas há dez anos, contra apenas seis desta vez, em Marília, ou seja, diminuição de 88% na representatividade.

Curioso que enquanto diminui a participação do Grande ABC, aumenta o número de competidores de uma forma geral. Foram 13 mil em 2009 e serão 15 mil em Marília. Mesmo menores, as expectativas são que São Caetano e São Bernardo se posicionem entre os primeiros no quadro de medalhas. Nos últimos 22 anos, os são-caetanenses foram campeões 14 vezes, contra quatro dos são-bernardenses. A atual hegemonia é de São José dos Campos, que venceu nos dois últimos anos e vai levar para Marília a maior delegação dos Jogos, com 449 atletas.

Nomes importantes do esporte, como os ginastas Arthur Zanetti, de São Caetano, e Daniele Hypólito, de São Bernardo, vão estar na competição, que terá a cerimônia de abertura amanhã, às 19h.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;