Setecidades Titulo Cartas
Aluna da região vence etapa estadual

Ana Clara Assis Silva, 14 anos, fez a melhor redação entre 231 concorrentes

Por Natália Fernandjes
10/04/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


O velho e quase ultrapassado hábito de escrever cartas está de volta. Pelo menos para estudantes com até 15 anos que participam do 41º Concurso Internacional de Redação de Cartas, promovido pela UPU (União Postal Universal) - entidade que reúne operadores postais de 191 países. A carta da aluna do 9º ano do colégio Ábaco, de São Bernardo, Ana Clara Assis Silva, 14 anos, foi a vencedora entre 231 inscritas na etapa estadual. A estudante do Grande ABC disputa, com outros 27 adolescentes de outros Estados, o direito de representar o Brasil na fase internacional do evento.

Ainda surpresa com o resultado, já que prefere ler a escrever, Ana Clara revela que elaborou a redação que lhe garantiu um notebook em uma hora. A proposta era direcionar a carta a um atleta com a explicação do significado dos Jogos Olímpicos. Amante do futsal, ela não teve dúvidas. Escreveu para a jogadora de futebol Marta. "Ela é uma mulher guerreira e que se destaca em um esporte extremamente machista", observa.

Em 47 linhas, Ana Clara reforçou a importância de eventos como as Olimpíadas para a união das pessoas, apesar de todas as desigualdades observadas no Brasil e desejou que neste ano o Natal da melhor jogadora do mundo seja em agosto, quando termina o evento esportivo. Além de coerência e clareza, do vocabulário utilizado pelos estudantes e da criatividade, a carta deveria ter no máximo 800 palavras, remetente e destinatário.

Cerca de 1.200 escolas públicas e privadas do Brasil participaram do concurso, com aproximadamente 2.700 cartas inscritas. Até o fim da semana sai o resultado dos 28 vencedores das etapas estaduais e de quem representará o País no 25º Congresso Postal Universal, previsto para setembro, em Doha, no Catar. O Brasil já venceu a fase internacional, que acontece desde 1972, em três oportunidades. Só a China, que tem cinco medalhas de ouro, está à frente dos brasileiros.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;