Setecidades Titulo Mobilidade Urbana
S.Bernardo autoriza o início das obras do Corredor Rotary

Com investimento previsto de R$ 17 milhões, e com extensão de 2,4 quilômetros, viário deverá ser entregue em prazo de dois anos

Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC
24/07/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


 O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), assinou ontem a ordem de serviço que permite o início das obras de construção do Corredor Rotary. Orçado em cerca de R$ 17 milhões, o viário deverá ser entregue em um prazo de 24 meses.

Com 2,4 quilômetros de extensão, o corredor terá início na Praça Miguel Etchenique, em frente ao hipermercado Walmart, passando pela Avenida Rotary, Avenida Luiz Pequini e Rua dos Vianas, até o limite de Santo André, próximo à Rua Carijós.

A obra, que será executada pela construtora Compec Galasso Engenharia, será dividida em três etapas. A primeira corresponde ao trecho da Avenida Rotary ao Viaduto da Praça dos Bombeiros, com cerca de 700 metros de extensão.

A segunda parte será iniciada na Avenida Luiz Pequini, a partir do Viaduto da Praça dos Bombeiros (Corredor Leste-Oeste), até o Corredor São Pedro, junto ao projeto de urbanização nas proximidades do Saracantan/Colina, com cerca de 750 metros de extensão. O último trecho compreende a Rua dos Vianas, a partir do Corredor São Pedro, até o limite com Santo André, com cerca de 950 metros de extensão.

“A implantação desses corredores de ônibus, quando concluída, irá estimular a migração dos usuários de transporte individual para o coletivo. Quando todo o sistema estiver pronto a expectativa é que os coletivos reduzam o tempo de viagem em até 50%”, explica Morando.

Na avaliação do chefe do Executivo, além de dar mais fluidez ao trânsito da cidade, os corredores de ônibus permitirão ainda melhor qualidade de vida. “Os corredores significam menos poluentes”, comenta o prefeito.

Atualmente, além do Corredor Rotary, outros seis viários estão com obras em andamento na cidade. São eles: Alvarenga, Leste-Oeste, avenidas Castelo Branco e Senador Vergueiro, São Pedro e Estrada Galvão Bueno – no qual ainda está incluído o Terminal Batistini.

Somente neste ano, a Prefeitura de São Bernardo entregou dois equipamentos: o Terminal Grande Alvarenga (em fevereiro) e a via exclusiva na Avenida João Firmino (em junho).

“No Corredor Firmino já notamos redução de cinco minutos no tempo de viagem dos coletivos que circulam pela faixa exclusiva”, pondera o chefe do Executivo.

Para o próximo mês, a Prefeitura prevê a entrega do Viaduto Castelo Branco, no bairro Alves Dias. Com 90% dos trabalhos concluídos, o elevado fará interligação com a Avenida José Odorizzi.

Futuro eixo de conexão entre a região central de São Bernardo e do bairro Alves Dias, o viaduto sobre a Avenida Robert Kennedy, localizado no Parque dos Pássaros, também deverá ser entregue nas próximas semanas.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;