Setecidades Titulo Segurança
Grande ABC registra queda no roubo de veículos em novembro

Número de casos passou de 1.122 para 870 na comparação com o mesmo período de 2016 – baixa de 22,46%; homicídio teve alta

Yara Ferraz
do Diário do Grande ABC
23/12/2017 | 07:20
Compartilhar notícia


Acompanhando a tendência da Capital e do Estado, o Grande ABC teve queda nos índices de roubos em geral e de veículos. Conforme dados divulgados pela SSP (Secretaria da Segurança Pública) do Estado ontem, referentes ao mês de novembro, os registros de roubos de veículos caíram 22,46% (queda de 1.122 para 870 casos) e, os gerais, em 18,39%, de 2.507 ocorrências para 2.046, na comparação com o mesmo período do ano passado. Em compensação, houve alta no número de vítimas de homicídios (7,69%) e furtos de veículos (2,90%).

Outro índice que teve redução foi o furto geral, com 1,67% menos casos (de 1.898 para 1.867 ocorrências). Em compensação, os furtos de veículos aumentaram em 25 casos, resultando em 886 registros no mês. Já as vítimas de homicídio totalizaram 14.

A maior redução em roubo de veículos aconteceu em Santo André, que registrou queda de 40,59% – passou de 404 casos para 240. Em contrapartida, Mauá, Ribeirão e Rio Grande registraram alta (mais informações na arte acima).

Conforme o chefe de operações do CPA/M-6 (Comando de Policiamento de Área Metropolitana 6), major Vlamir Machado Luz, o aumento de operações integradas entre a Polícia Militar, Polícia Civil e a GCM (Guarda Civil Municipal) contribuiu para a redução. “Nosso foco é trabalhar sempre com a troca de experiências. Outra questão é que os crimes patrimoniais com violência ocorrem nas mesmas proximidades, então quando se combate um, também previne o outro, o que se aplica ao roubo geral e ao de veículos.”

Outro motivo listado para a queda, principalmente dos roubos de veículos, é a instalação do sistema Detecta, que possibilita que equipamentos eletrônicos leiam placas de carros roubados ou furtados. A tecnologia funciona em três cidades (Santo André, São Caetano e Mauá). “Com a expansão, isso deve cair ainda mais por conta de se fechar as divisas, possibilitando que o Grande ABC seja visto como uma área, onde faremos mapeamento destes veículos.”

Em relação ao furto de automóveis, o patrulhamento tem dificuldade. “Estes casos costumam acontecer em bolsões de estacionamentos, próximos a hospitais e universidades. Quando mantemos uma viatura, eles (criminosos) furtam nas ruas de cima. Então, um cuidado é estacionar o carro em locais movimentados”, orienta. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;