Internacional Titulo
NYT: escândalos sexuais envolveram mais de mil padres nos EUA
Da AFP
12/01/2003 | 15:06
Compartilhar notícia


Os escândalos de pedofilia que abalaram a Igreja Católica nos últimos anos ocorreram praticamente em todas as dioceses dos Estados Unidos e envolveram mais de 1,2 mil sacerdotes, que abusaram de mais de quatro mil crianças, segundo informações da edição deste domingo do jornal The New York Times.

Uma extensa investigação realizada pelo jornal revela que 4.268 pessoas denunciaram publicamente ou à justiça terem sido objeto de abusos de sacerdotes, embora vários especialistas afirmem que muitas mantiveram silêncio, diz o NYT.

A partir de registros judiciais, informes, documentos eclesiásticos e entrevistas, o The New York Times encontrou acusações de abusos em 161 das 177 dioceses dos Estados Unidos.

A maioria dos padres acusados de abusos sexuais se tornaram membros da Igreja entre meados dos anos 50 e 70, um período de agitação no catolicismo, quando os homens formados em seminários tradicionais foram enviados a servir numa igreja e numa cultura social em rápida mutação, segundo o NYT, assinalando que a maior parte dos casos ocorreu nos anos 70 e 80.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;