Setecidades Titulo Aniversário
Religiosos homenageiam Billings

Dia Mundial da Água também foi tema de evento em São Bernardo

Maíra Sanches
25/03/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Representantes de cinco religiões compareceram ontem de manhã à homenagem ao aniversário de 87 anos da Represa Billings, no Riacho Grande, em São Bernardo.

 

O evento, que aconteceu na Praça da Biblioteca Machado de Assis, na Rua Araguaia, também foi alusivo ao Dia Mundial da água, comemorado no último dia 22.

 

Às margens do reservatório, representantes do Candomblé, Umbanda, Catolicismo, Espiritismo, SeiCho-No-Ie e evangélicos exaltaram a importância da água em suas crenças. Seguidores do Islamismo também eram esperados, mas até as 11h não haviam comparecido.

 

O secretário de Gestão Ambiental da Prefeitura, Giba Marson, destacou a importância da água como bem comum de várias crenças. “Simboliza a pureza, o batismo, além de ser uma demonstração ao mundo não religioso. É um ato importante de reflexão sobre a preservação da nossa represa e a firmação de compromisso com as próximas gerações”, avalia.

 

O público presente, cerca de 50 pessoas, assistiu à apresentação teatral que contou com a presença de muitas crianças. Em seguida, os representantes de todas as religiões fizeram caminhada até a represa para saudar a água. Ao final, por volta das 12h, o público conferiu o show de percussão com o Mestre Sapopemba.

 

“Água para nós é existência, força, caminho. Não existe o Candomblé sem a natureza”, disse a presidente da Associação Federativa da Cultura e Cultos Afrodescendentes de São Bernardo, Yalorixá Maria Emilia Campi. Representantes de todas as religiões destacaram o respeito entre as crenças em prol da valorização e preservação da água.

 

Em Ribeirão Pires, a Prefeitura e a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado) organizaram a terceira edição da Caminhada das Águas, com partida da Vila do Doce, na Praça Central da cidade, até o parque Milton Marinho de Moraes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;