Direitos do consumidor Titulo Dicas
Economize nas compras para a ceia
Por Idec
23/12/2016 | 07:21
Compartilhar notícia


Para quem gosta de uma mesa farta e bonita, a ceia é um prato cheio. Mas não é porque a ocasião é especial que ela tem de significar gastos excessivos. Dá para economizar, sim!

Primeiramente, antes de ir ao supermercado, leve em conta o número de participantes da ceia, para evitar desperdício de comida. Fazer uma lista do que é realmente necessário é o primeiro passo para que a conta não saia de controle. Além disso, com ela, fica mais fácil fazer pesquisa de preços e se evita cair na tentação de comprar produtos de que não necessita.

O passo seguinte é fazer levantamento de valores no maior número possível de supermercados, pois as pequenas diferenças que individualmente podem não significar tanto, devem alterar bastante o valor total da compra.

Considere também o custo-benefício do deslocamento até o local que apresenta os menores preços. Se o supermercado mais barato for muito distante ou fora de mão, pode não valer a pena.

Outra dica! Não ter pressa na hora das compras é essencial para não extrapolar o orçamento. Leve uma calculadora e vá conferindo os preços de tudo o que colocar no carrinho (certifique-se de que o valor corresponde ao anunciado em folhetos de oferta, por exemplo).

Uma boa medida é avaliar se um produto típico do Natal não pode ser substituído por outro menos consumido no período – e mais barato! Castanhas, nozes e avelãs, por exemplo, são caras no Brasil. Elas podem ser substituídas por frutas encontradas com mais facilidade e por menor preço, como pêssegos e ameixas. Caso faça questão das frutas secas ou castanhas, prefira comprar a granel, pois sai mais barato.

Em vez de comprar os panetones ultraprocessados, opte pelos feitos nas padarias. Esses produtos, no entanto, têm prazo de validade bem curto – alguns devem ser consumidos no mesmo dia em que forem comprados, pois não têm conservantes. Além de serem, em geral, muito mais baratos, eles contêm menos aditivos. Sua saúde agradece.

Com o pagamento da segunda parcela do 13º salário, realizado no dia 20, consumidores de Mauá lotaram o comércio central na tarde de ontem a fim de garimpar bons preços para as compras dos presentes de Natal, celebrado amanhã à noite. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;