Diarinho Titulo
Já viu corrida de barata?
Por Caroline Ropero
Do Diário do Grande ABC
06/02/2011 | 07:00
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


Os bichinhos que a gente acha nojentos, como besouros e lagartas, são a atração da exposição Planeta Inseto, no Museu do Instituto Biológico. O mais legal de lá é que você pode pegá-los para observar melhor e ainda pode torcer durante uma corrida disputada por baratas.

Durante a visita, um monitor acompanha e ensina sobre os insetos. Há um diferente formigueiro que permite ao visitante entender como a formiga trabalha, sua organização e higiene. Em outra área pode acompanhar todo o ciclo do bicho-da-seda, desde os ovos até se transformar numa gorda mariposa que não consegue voar. Há ainda cupins e cupinzeiros.

Faz muito sucesso o discreto bicho-pau, que vive entre galhos e folhas de árvores. Mesmo chegando bem pertinho, é difícil diferenciá-lo do ambiente. Na parte das baratas há um bicho de pelúcia que ensina sobre cada parte do corpo desse inseto. E quem quiser pode pegar as baratas madagascar, que são grandes, com cascas grossas e fazem barulho parecido com chocalho quando se sentem ameaçadas.

Lá é possível pegá-las porque os insetos nasceram em cativeiro e são limpinhos. Os que entram em casa vivem no lixo e passeiam pelo esgoto, por isso, podem transmitir doenças porque carregam micróbios em suas patinhas. Os alimentos devem estar sempre tampados para evitar contaminação.

ONDE - Museu do Instituto Biológico (Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, 1.252, Vila Mariana, São Paulo, tel.: 2613-9500). De terça-feira a domingo, das 9h às 16h. Grupos acima de 20 pessoas precisam agendar a visita com antecedência. Grátis.

 

Precisa fazer muito barulho

Para assistir à corrida de baratas não basta esperar o monitor soltá-las na pista, é preciso fazer muito barulho, como se estivesse torcendo. Elas ficam assustadas e começam a correr.

Ao ficar sem proteção, as baratas procuram, instintivamente, um lugar seguro para se esconder. Em geral, esses insetos gostam de lugares úmidos, escuros e fechados; por isso, os esgotos são as melhores casas para eles.

No fim da pista de corrida há tubos cobertos por feltro preto. A barata que chega primeiro no esconderijo ganha a competição. E a gente ganha muita diversão.

 

A barata que disputa corrida no Planeta Inseto é a Periplaneta americana, aquela que aparece em casa, bem diferente da barata madagascar (acima), que também faz parte da mostra. O bicho-pau (abaixo) imita os galhos da árvore para ser confundido com o ambiente




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;