Cultura & Lazer Titulo
‘As Sementes da Dúvida’ investiga obra de Hegel
Por Everaldo Fioravante
Do Diário do Grande ABC
22/04/2001 | 17:01
Compartilhar notícia


De autoria de Eduardo Luft, doutor em filosofia e professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, As Sementes da Dúvida – Investigação Crítica dos Fundamentos da Filosofia Hegeliana (Mandarim, 272 págs., R$ 30) não apresenta apenas uma investigação em torno da obra de Georg Wilhelm Friedrich Hegel, mas sim uma reinterpretação crítica da filosofia dialética, fazendo uso de fundamentações já existentes e fortalecendo esses discursos para denunciar uma incompatibilidade entre dois aspectos do método científico: suas dimensões crítica e especulativa.

Para o autor: “Poucas obras da filosofia moderna foram tão influentes e ao mesmo tempo tão contraditoriamente julgadas quanto a do pensador Hegel. O número de adversários de Hegel é pelo menos tão amplo quanto a quantidade de seus admiradores. Desde as palavras amargas de um Schopenhauer até as considerações elogiosas de inúmeros defensores do hegelianismo estende-se uma vasta e heterogênea tradição interpretativa”. Sobre Hegel, o autor já escreveu a obra Para uma Crítica Interna ao Sistema de Hegel, publicado em 1995.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;