Esportes Titulo
Jogadores disputam título de craque da Eurocopa
Por Do Diário do Grande ABC
09/06/2000 | 09:14
Compartilhar notícia


O espanhol Raúl, o francês Zinedine Zidane, o português Luis Figo e os holandeses Edgard Davids e Patrick Kluivert têm, a partir de sábado, em Bruxelas, até 2 de julho, em Roterda, 23 dias para mostrar ao mundo suas qualidades.

Toda competiçao importante, além de oferecer o título de campeao a uma equipe, sempre tem reservado um pequeno espaço para condecorar o principal destaque entre os atletas envolvidos.

Esse título de melhor jogador do torneio poderá ser definido em muito menos tempo que as três semanas de duraçao da competiçao. O caso mais claro é o de Zinedine Zidane, que perdeu duas partidas da Copa do Mundo de 98 por ter sido expulso, mas para quem dois gols na grande final contra o Brasil rendeu a indicaçao de craque da Copa.

Se destacar na Eurocopa significa abrir o caminho para uma fortuna em contratos publicitários, melhorar sua cotaçao no mercado e preparar o caminho para conquistar as Bolas de Ouro de Melhor Jogador do mundo, outorgado pela Fifa, ou o prestigioso troféu continental outorgado pelo jornal esportivo francês L'Equipe.

Para Raúl, 22 anos, com cinco anos de experiência de alto nível, a Eurocopa chega em momento oportuno, apesar do cansanço pelas setenta partidas desta temporada.

Para Zidane, esta é a oportunidade para mostrar sua classe e se aproximar do ídolo Michel Platini no coraçao dos franceses. Sabe de cor a movimentaçao de todos os companheiros da seleçao, que é basicamente a mesma que conquistou o título mundial há dois anos.

Os holandeses Patrick Kluivert e Edgard Davids sao os mais representativos de uma seleçao holandesa que joga em casa e que aparece como uma das favoritas.

Luis Figo é um dos jogadores de mais classe da Eurocopa, mas a dúvida está em saber se este grupo será capaz de chegar perto de suas melhores atuaçoes com a camisa portuguesa - esta é a mesma geraçao campeao mundial júnior de 1989 e 1991.

As principais fabricantes de material esportivo, uma alema e outra norte-americana, escolheram Raúl, Zidane, Figo, Kluivert e Davids como ``pule de dez' nesta verdadeira corrida pela coroa de melhor jogador da Eurocopa.

Além destes cinco jogadores, que figuram em todas as apostas, há algumas possíveis surpresas: os ingleses David Beckham e Michael Owen, o italiano Alessandro del Piero e o alemao Oliver Bierhoff. Todos dependem da atuaçao de suas equipes para aparecer e permanecer mais tempo na competiçao. Num segundo plano, estao o turco Hakan Sukur, o esloveno Zlatko Zahovic e o tcheco Jan Koller.

Vinte e três dias certamente nao servirao para provar nada, mas o título individual pode sair de uma simples açao genial. As empresas publicitárias pedem pouco: apenas uma jogada fora do comum que seja vista por milhoes de telespectadores, ávidas por novos talentos no às vezes árido futebol atual.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;