Internacional Titulo
Japão se compromete a não possuir armas atômicas
Por Da AFP
01/12/2006 | 10:16
Compartilhar notícia


O porta-voz do governo de Tóquio, Yasuhisa Shiozaki, disse nesta sexta-feira ao diretor da AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica), Mohamed ElBaradei, que o Japão jamais terá uma bomba atômica e que o país se mantém fiel à sua doutrina não-nuclear.

O Japão, que é o único país no mundo que sofreu os efeitos da bomba atômica, se comprometeu a jamais "possuir, produzir ou guardar armamento nuclear em seu território". De acordo com esta doutrina, o Japão está sob proteção americana desde o início dos anos 60.

ElBaradei, prêmio Nobel da Paz 2005 que se encontra no Japão para tratar da questão nuclear do Irã e da Coréia do Norte.

A promessa do Japão acontece num momento em que os dirigentes japoneses reclamam, depois do teste nuclear norte-coreano, um debate público sobre se o arquipélago deve se dotar ou não de armas atômicas, uma questão que é tabu desde a Segunda Guerra Mundial.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;