Nacional Titulo
Tom Maior entra na
avenida sem Lula
05/03/2011 | 01:17
Compartilhar notícia


Segunda escola de samba a desfilar na noite de hoje no carnaval de São Paulo, a Tom Maior entrou na avenida há pouco sem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, homenageado no desfile. No início da noite, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse que Lula havia decidido não desfilar por nenhuma escola, apesar dos convites.

Nas últimas semanas, a Tom Maior atraiu atenções e cultivou polêmicas. A escola de samba decidiu fazer uma homenagem a São Bernardo e, de quebra, ao ex-presidente Lula, que reside na cidade. Apesar da ausência do ex-presidente, o lulismo está presente em vários momentos do desfile de hoje.

Na ala "Amigos do Presidente", integrantes da escola e convidados desfilam com uma fantasia representando o operário Lula. Outras alas têm luzes para simbolizar, segundo a escola, "o brilho da estrela do presidente". Figuras de destaque do lulismo, como o deputado federal Vicentinho (PT-SP) e o prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, também estavam escalados para desfilar.

A ideia de homenagear São Bernardo do Campo surgiu após a escola, em 2007, fazer um enredo sobre o trabalho. "No processo de pesquisa, pegamos muitas informações sobre São Bernardo", explica o presidente da escola, Marko Antonio da Silva. Além de ser berço político de Lula, a cidade é referência para o sindicalismo brasileiro. "O Frank Aguiar, que é vice-prefeito de São Bernardo, também desfila na escola desde 2006 e possui uma ligação muito grande com a diretoria. Então decidimos fazer a homenagem."

No mês passado, a escola também criou polêmica ao anunciar que levaria para a avenida dois animais selvagens dentro de uma jaula - entre eles uma jaguatirica. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), no entanto, não autorizou a escola a levar os animais para a avenida.

Com um orçamento de R$ 2,2 milhões, a escola coloca na avenida cinco carros alegóricos, 23 alas e cerca de 3.100 integrantes. O samba-enredo, de Chiquinho LS, César Ramos, Dico Tom 30, Ricardo e J. Osasco, possui referências a Lula e ao PT.

Confira o samba-enredo da Tom Maior:

Salve, Salve, São Bernardo, pedaço do meu Brasil - Terra-mãe dos paulistas!

Meu canto vai ecoar... amor

Sou Tom Maior de coração

Bate forte no meu peito, São Bernardo

Nas cores do meu pavilhão

Em nome do pai

Cruzou a mata o colonizador

Na trilha do grande guerreiro

Destemido caçador

De um grande amor

Dessa união, a terra-mãe nasceu

Solo explorado pelos jesuítas

No caminho do mar

Da imigração, a formação desse povo vencedor

Que nunca trabalhou em vão

Nesse lindo pedaço da nação

Uma catedral, era a natureza

Chora represa, a fonte da vida (bis)

Vamos pôr a mão na consciência

Pro futuro, preservar é a saída

É você, a cidade que embala as crianças

É você, pra cultura um "eco" de esperança

Ah! quanta saudade

Do astro da vera cruz

Dá água na boca esse tempero

A força nordestina te conduz

Do carro tu és a capital

Berço moderno da luta social

Brilha... lá no alto uma estrela

Brilhou... lá iluminando o nosso país

Quem lutou por um ideal

Sem medo de ser feliz




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;