Economia Titulo
Draghi e Constâncio reafirmam compromisso do BCE de combater inflação baixa
07/04/2016 | 05:20
Compartilhar notícia


O Banco Central Europeu (BCE) vai continuar a fazer o que puder para impulsionar a inflação para sua meta de médio prazo, que é de taxa ligeiramente abaixo de 2%, afirmou hoje o vice-presidente do BCE, Vítor Constâncio.

Segundo Constâncio, os riscos à economia global e estabilidade financeira serão um importante tópico a ser tratado nas próximas reuniões do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial.

"Consistente com esse cenário global, o BCE tem feito e, dentro de seu mandato, continuará a fazer o que for necessário para buscar o objetivo da estabilidade dos preços, que agora também implica tentar estimular o crescimento, a fim de fechar a lacuna negativa na produção que está exercendo pressão negativa na inflação", disse Constâncio durante discurso em Bruxelas, para o lançamento do relatório anual do BCE relativo a 2015.

No relatório, o presidente do BCE, Mario Draghi, afirmou que as medidas de estímulo tomadas pela instituição na reunião de política monetária de março reafirmam o fato de que "mesmo ao enfrentar forças desinflacionárias globais, o BCE não se rende à inflação excessivamente baixa".

Os dados mais recentes mostram que o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) da zona do euro caiu 0,1% na comparação anual de março.

Ainda no documento, Draghi disse que 2016 será "um ano não menos desafiador para o BCE", em meio a incertezas sobre a economia global e "a continuidade de forças desinflacionárias".

Draghi notou ainda que há dúvidas sobre a direção que a Europa irá tomar e sua resistência a novos choques.

"Nesse ambiente, o compromisso em nosso mandato continuará o de ser uma âncora de confiança para o povo da Europa", disse Draghi no relatório. Fonte: Dow Jones Newswires.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;