Nacional Titulo
Lentilha guarda segredos nutritivos
09/06/2011 | 00:00
Compartilhar notícia
Divulgação/DGABC


A desprezada lentilha guarda segredos nutritivos que pouca gente conhece. É muito consumida na Índia, onde a maioria das pessoas é vegetariana, bem como nos países árabes, em forma de pasta. A leguminosa é tão antiga quanto os povos que habitam a Terra. Além de ser uma fonte importante de proteína vegetal, têm muita fibra e é rica em minerais como o ferro, e vitaminas, como o complexo B.

As lentilhas se apresentam em inúmeras cores, do verde ao marrom, passando pelo laranja e preto. Todas elas são altamente nutritivas pois possuem na sua composição aminoácidos como a lisina e isoleucina, que ajudam a formar o colágeno e os músculos.

As mulheres grávidas se beneficiam muito ao se alimentar com lentilha pois ela ajuda a repor a tiamina e o ácido fólico, tão fundamentais nesta fase.

No Brasil, usamos muito nas festas de fim de ano como um augúrio de prosperidade. Mas o brasileiro deveria se acostumar a incluir a lentilha na dieta diária, como faz com o feijão.

Por Solange Bagdadi




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;