Economia Titulo
Ira diz que preço do petróleo precisa se estabilizar
Por Do Diário do Grande ABC
08/06/2000 | 10:41
Compartilhar notícia


Segundo maior exportador de petróleo do mundo, superado apenas pela Arábia Saudita, o Ira alertou para a necessidade de se manter estáveis os preços do produto.

De acordo com o ministro dos Assuntos Exteriores iraniano, Kamal Jarazi, antes, todos só pensavam em medidas para subir os preços mas, agora, é preciso buscar a estabilidade do mercado. Atualmente o barril de petróleo, segundo ele, varia de US$ 26 a US$ 28, valores que podem baixar, o que depende apenas dos países que têm reservas.

O Ira produz quatro milhoes de barris/dia de cru e é um dos principais membros da Organizaçao de Países Produtores de Petróleo (Opep).

Fontes da organizaçao garantem que os 11 países-membros estudam a possibilidade de aumento na produçao, em torno de 500 mil barris diários, com vistas a deter a subida dos preços. Também o ministro de Petróleo saudita, Ali Naimi, recordista na produçao e exportaçao do produto, manifestou preocupaçao com os atuais preços e disse que seu país aceitará a adoçao de medidas para contê-los.

As soluçoes para o atual quadro do mercado mundial de petróleo devem sair da próxima reuniao da Opep, dia 21, em Viena.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;