O presidente da empresa, Niall Fitzgerald, nao deu muitos detalhes sobre onde os cortes ocorrerao. "Nós já dissemos que a grande maioria ocorrerá na Europa e nas Américas e agora estamos consultando nossas pessoas espalhadas ao redor do mundo", afirmou Fitzgerald.
A Unilever disse também que vai se concentrar na promoçao de 400 dos seus atuais 1.600 produtos, que incluem material de limpeza, alimentos, sorvetes e perfumaria. Dentro dessa estratégia, a Unilever pretende investir cerca de US$ 1,5 bilhao nas marcas consideradas prioritárias. "Com isso será mais fácil simplificar e melhorar a nossa rede de abastecimento e a maneira como operamos de maneira geral", disse Fitzgerald. "Os nossos negócios que nao atingirem o desempenho planejado ou que nao integrarem mais a nossa estratégia serao reorganizados ou vendidos", anunciou a empresa em comunicado oficial. O objetivo da Unilever, que tem várias unidades no Brasil, é o de alcançar em 2.004 cortes de despesas anuais de cerca de US$ 1,5 bilhao.
A empresa anunciou também nesta terça-feira os resultados de 1999. Os lucros brutos foram de cerca de US$ 4,7 bilhoes, uma queda de 5% em relaçao ao ano anterior. A vendas globais atingiram cerca de US$ 45 bilhoes, um crescimento de 2% em relaçao a 1999.
Segundo analistas, as medidas anunciadas hoje visam rechaçar a percepçao de que a empresa se mantinha passiva diante de suas dificuldades mais recentes. A Unilever pretende aumentar o seu faturamento em 5% até 2004. Informou também que almeja obter margens de lucros operacionais de 15% em 2004 - foram de 11,1% em 1999.
A Unilever informou também pretende reestruturar a sua unidade de cosméticos Elizabeth Arden ao longo deste ano e que vai investir cerca de US$ 200 milhoes em atividades de e-business, principalmente aquelas que possibilitem o corte dos custos de distribuiçao.
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