Memória Titulo Memória
Migrantes e imigrantes

Na semana Mauá, coluna mostra que cidade abrigou imigrantes

Por Ademir Médici
20/12/2015 | 07:07
Compartilhar notícia


Mauá também é um ótimo exemplo de cidade que abrigou (e abriga) migrantes, imigrantes e um misto deles. Por exemplo: os Serbalhuk.

De origem ucraniana, os Serbalhuk trabalharam na lavoura do Paraná. Eram, então, imigrantes. Ali nasceram os filhos, brasileiros. Que num outro momento migram para outros pontos do País. Caso das irmãs Lídia e Rosa, que vêm para o Grande ABC.

O retorno ao distrito de Marquês de Abrantes, 75 anos depois

A foto principal de hoje registra um passeio mais que nostálgico. Lidia Serbalhuk Ravelli (de São Caetano) e Rosa Serbalhuk Ahlers, que entrevistamos no Museu Barão de Mauá, voltam, 75 anos depois, ao distrito de Marquês de Abrantes, Paraná, lugar onde nasceram.

Que outros casos semelhantes nós temos em nossas famílias, prezados leitores? Façam esse exercício de memória. Conversem com os seus mais velhos. De onde vieram? Quantas vezes mais retornaram aos seus rincões? Não seria um excelente passeio esse retorno? Quais são as nossas origens étnicas?

Em cartaz, velhas escolas

Na conversa que tivemos com os historiadores do Museu Barão de Mauá, mais o casal Ahlers, um dos assuntos tocados foi o da Educação. Acompanhem os várias rumos que a conversa tomou:
Dona Rosa – O grupo escolar na paróquia (Imaculada Conceição) era um galpão comprido. Monsenhor Alexandre fazia muita questão e força em favor da Educação. Silvia (filha) fez o primeiro ano na paróquia

Cecília Camargo (curadora do Museu) – Essa escolinha paroquial deu origem à Escola Iracema de Barros, no Jardim Haydee, depois de funcionar muitos anos na igreja.

Dona Rosa – O segundo ano a Silvia veio fazer na Vidrobrás. Tanto que a Miriam (outra filha) foi matriculada na Vidrobrás, mesmo antes de completar 7 anos. A diretora, dona Isabel, autorizou a matrícula. A escola funcionava em um cantinho da Vidrobrás.

Dulce Paulino (diretora do Museu) – A escola da Vidrobrás deu origem à Escola Antonio Prado Junior, na Vila Magini. Ele foi um dos donos da Vidrobrás.

Diário há 30 anos

Sexta-feira, 20 de dezembro de 1985
Manchete – Sarney (José, presidente da República) anuncia prioridade social
Santo André – Assembleia Legislativa aprova, por unanimidade, a criação do distrito de Capuava.

Supremo Tribunal Federal rejeita o último recurso que tentava a realização de plebiscito sobre o desmembramento do 2º subdistrito de Utinga.

As duas decisões sepultam, no plano jurídico, a tentativa de divisão do município de Santo André.

A votação dos deputados foi comemorada em um restaurante de Utinga. Em discurso, o prefeito Newton Brandão atribuiu a vitória do movimento contra a divisão da cidade aos líderes políticos do 2º subdistrito, presentes à festa.

Em 20 de dezembro de...
1915 – Representantes do comércio da Capital vêm a São Caetano conhecer a fábrica Brasil, de manteiga de coco, que está entrando em funcionamento. Os convidados chegam pelo trem do meio-dia. São recebidos na estação pelos diretores Antonio Picosse e Pedro Giorge.

Já na fábrica, conhecem as instalações e recebem informações do gerente, Carlos Almassi. Serve-se o almoço, no hall da fábrica.

A guerra. Do noticiário do Estadão: ‘Os russos penetram na linha alemã’.

1955 – Assinada a escritura pública de doação da Escola Profissional Júlio de Mesquita ao governo estadual, cf. registro de Octaviano Gaiarsa em seu livro <CF160>A cidade que dormiu três séculos, de 1968.

1975 – Prefeito Walter Braido inaugura o primeiro centro recreativo e esportivo de São Caetano, denominado João Morselli e localizado na Vila Prosperidade.

Corinthians Paulista está interessado no futebol de Fernandinho e Tulica, do EC Santo André, campeões paulistas da Primeira Divisão.

Hoje
Dia do Mecânico
Dia da Bondade

Santos do dia
São Domingos de Silos (Espanha 1000 – 1073). Foi talvez o maior defensor dos valores monásticos, que valorizava nos mosteiros o ensino não só da agricultura como dos demais ofícios e artes.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza
Tolomeu
Íngenes

Municípios Brasileiros
Hoje é o aniversário de São José do Hortêncio (RS), Dourados (MS), Nova Andradina (MS), Garuva (SC), Lagoa de Itaenga (PE) e Farias Brito (CE).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;