Esportes Titulo
Artista eterniza defesa contra o Liverpool em 131 quadros

Andreense Márcio José da Silva Petini retrata lance emblemático do tri mundial do Tricolor

Por Dérek Bittencourt
Do Diário do Grande ABC
11/12/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


O gol do volante Mineiro sobre o Liverpool, no Estádio Internacional de Yokohama, no Japão, deu ao São Paulo o título Mundial de 2005. Mas muitos são-paulinos e até torcedores de outros clubes lembram muito mais de outro lance do que do tento em si: a milagrosa defesa de Rogério Ceni em cobrança de falta de Gerrard, aos sete minutos do segundo tempo, quando voou no ângulo esquerdo para salvar o Tricolor.

Talvez por isso o Mito, que pendura definitivamente as luvas hoje, em jogo de despedida no Morumbi, escolheu a intervenção diante dos ingleses para ilustrar campanha que está saindo das mãos de um artista andreense: Márcio José da Silva Petini, escolhido para reproduzir em 131 telas a imagem – não coincidentemente, o mesmo número de gols do goleiro pelo Tricolor. A obra se chama Milagre sobre Tela.

“Consideraram este como o lance mais emblemático da carreira dele. Até fizemos o piloto de outras cinco imagens, como ele segurando a taça da Libertadores e o 100º gol dele, contra o Corinthians, mas acabou optando por esta”, declarou Petini, em meio a cerca de 30 gravuras recém-pintadas em um ateliê improvisado em Mauá. “Cada um leva de seis a sete horas para ficar pronto”, explicou ele, que, com auxílio de cinco ajudantes, gastou 70 tubos de tinta – o equivalente a 35 litros –, 20 pincéis, meio quilômetro de moldura e as 131 telas tamanho 90 cm x 1,26 m.

Apesar de não ser são-paulino – e o time de coração ele não revela –, o andreense é apaixonado por futebol e fã do goleiro. “Ele é admirado pelo ídolo que foi, pela fidelidade com o clube. Isso já o torna um profissional admirável. E foi campeão do mundo pela Seleção também, estava no grupo pentacampeão. Fora os recordes dele. Então, é mesmo um cara de se admirar pela vontade de sempre ganhar, o profissionalismo. É uma honra retratá-lo”, destacou. “O primeiro contato que tive com ele foi no CT, no dia de tirar as fotos para o site. Cara simpático, muito objetivo, disse que gostou muito do trabalho, me parabenizou.”

Bancário dentro de uma montadora em São Bernardo, o artista vem levando as atividades de maneira um tanto quanto complicada, o que o tem levado a dormir apenas três horas por noite. As olheiras entregam. “A gente vai conciliando as coisas”, afirmou ele, que é totalmente autodidata. “Quem gosta disso, desde pequeno acaba tendo inclinação e vai fazendo. Não tenho a especialização, não me formei em artes ou coisas do tipo. Não que não ache necessário um aprendizado ou aprimoramento maior sobre técnica que uso ou conhecer outras técnicas. Mas realmente tudo o que fiz foi muito na raça”.

Todas as peças serão autografadas por Rogério Ceni – que ficou com a número um – e ainda há disponibilidade pelo site www.voodotri.com.br. Cada uma custa R$ 2.990. “As palavras são eternizadas quando se escreve uma poesia. Quando se pinta um quadro também se eterniza de outra forma. É um momento que foi importante na carreira dele e é prazeroso se sentir parte disso”, encerrou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;