Economia Titulo Campanha salarial
Metalúrgicos fecham acordo e desistem de greve em Sto.André
Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
28/11/2015 | 07:03
Compartilhar notícia


Trabalhadores de três indústrias metalúrgicas de Santo André aprovaram em assembleia ontem propostas de reajuste salarial e puseram fim à ameaça de cruzarem os braços a partir de segunda-feira. Os empregados, da Paranapanema, Novelis e Alcoa, tinham decretado estado de greve, em assembleias organizadas pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá ao longo desta semana, porque ainda não haviam recebido ofertas que consideravam satisfatórias.

A Paranapanema havia oferecido pagar 8,5% agora e mais 1,5% em julho e, ontem, melhorou sua oferta: propôs os mesmos índices, mas o último com aplicação em março, o que foi aceito pelos cerca de 1.000 empregados em votação na porta da fábrica. A Alcoa, por sua vez, também teve aceitação para sua proposta, de pagar a seus 350 funcionários no município 7% em janeiro, 3% em maio e mais abono de 30% do salário, que virá em quatro parcelas (10% em dezembro, e 5% por mês, em janeiro, fevereiro e março). Já a Novelis, que conta com quadro de cerca de 100 empregados na cidade, pagará 10% de uma vez agora. Os reajustes ficam próximos da reposição da inflação, pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), que foi de 10,33% em 12 meses até setembro.

Segundo o presidente do sindicato, Cícero Firmino Martinha, haverá na segunda-feira reunião com a Prysmian, para se tentar acordo salarial que evite a paralisação da fábrica. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;