Memória Titulo Memória
As lições desta dama, aos 90 anos

Dona Myrths Setti Braga está completando 90 anos...

Por Ademir Medici
28/11/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


Dona Myrths Setti Braga está completando 90 anos. De idade e de São Bernardo. Amiga da Memória. Mantém em sua casa um museu familiar, um eco-museu. Mas sua grande obra registrou-se poucos anos atrás, quando reuniu amigos, dirigiu-se às autoridades locais e mostrou a todos a importância de se preservar o Cemitério de Vila Euclides como bem histórico de real valor.

Houve o tombamento da necrópole. E hoje dona Myrths, como todos nós, sofre ao ver as sucessivas depredações sofridas pelo nosso cemitério-museu.

Mas o que vale é mostrar que são 90 anos de história. Guardamos um vídeo em que dona Myrths, quando completou 85 anos, registrou histórias lindas. Nós conversando com ela, e o jornalista Eduardo Wagner Maida de Donato a filmou. Linda.

Assistimos novamente a gravação, e anotamos, para repassar a vocês:

O trem das 11h26

- Frequentei o Ginásio Santo André, do professor Paulo Sinna. Foi o primeiro ginásio de Santo André – e da região. Ficava quase em frente à Igreja do Carmo.

- Depois cursei o Clássico no Colégio Santa Inês e a Faculdade Sedes Sapientiae, só para mulheres. Ia com o ônibus do papai até Santo André e tomava o trem das 11h26 para São Paulo.

- Meu pai morreu com 88 anos. Ele colocava os netos no colo e contava as histórias do ônibus. Prendia a atenção dos netos ao descrever como era trocar os pneus, por exemplo.

- Vivemos hoje a quinta e sexta gerações da família em São Bernardo. A formação familiar levou todos a estudarem. Nós, os mais velhos, conversando sobre vários assuntos, os mais novos adquirindo prazer, um gosto por tudo. Foi muito bom para o encaminhamento de cada um com vistas ao futuro.

- Quando nossa empresa completou 100 anos, me emocionei muito ao ouvir as histórias dos nossos colaboradores. Todos falando com alegria e sinceridade sobre os dias passados entre nós. Conhecia muitas das histórias por ele narradas, mas outras não. Redescobri tantos afilhados e a emoção de ouvir de cada um a satisfação pelo trabalho desta que é uma verdadeira família.

Algumas palavras

E agora os 90 anos de dona Myrths. Lembramos de uma matéria que fizemos aqui, sobre as cartas de amor do século 19 que ela nos confiou, de um romance perdido no tempo e que só a escrita consegue preservar.

O olhar de dona Myrths na fita rodada, todo o seu romantismo. Que bom que contamos com a sua confiança e com a sua benevolência. Aprendemos muito com ela sobre a história regional.

Em uma visita ao cemitério-museu de Vila Euclides, dona Myrths nos mostrava este e aquele túmulo. Aquelas legendas em inglês dos técnicos que trabalharam na construção da Billings e que aqui morreram e que foram sepultados longe de suas terras de origem. Nunca havíamos observado aquilo.

A frágil e esperta figura desta verdadeira dama ensinando, indicando caminhos. São as recompensas de um esforço em prol da memória miúda de cada dia. Miúda, forte e valorosa como ela.

Diário há 30 anos

Quinta-feira, 28 de novembro de 1985 - ano 28, nº 5993

Manchete – Brasil não aceita mais imposição do FMI (Fundo Monetário Internacional)>, diz Dilson Funaro, ministro da Fazenda

Grande ABC – ICM da Petroquímica União: Santo André vai recorrer da decisão do governo, de repassar percentual maior a Mauá.

São Caetano – Prefeitura engaveta o projeto que cria o Serviço Funerário Municipal.

Transportes – Rede Ferroviária Nacional anuncia investimentos em automação.

Em 28 de novembro de...

1915 – Continua a ser mau o estado sanitário de São Caetano, sem que a Diretoria do Serviço Sanitário tenha tomado as necessárias providências.

- A guerra. Do noticiário do Estadão: ‘Os sérvios retomam Kruchevo; os turcos batidos na Mesopotâmia’.

1930 – Mil operários das indústrias Matarazzo em greve.

1970 – Tribunal Regional Eleitoral anuncia a eleição de três deputados do Grande ABC: Walter Braido e Pedro Nakasone, ambos da Arena, e Carlos Cerchiari (MDB).

Hoje

- Dia do Soldado Desconhecido

Santos do Dia

- São Tiago das Marcas (Itália, Região das Marcas, 1394 – Nápoles, 1476). Consagrou sua vida à pregação. Percorreu toda a Itália, a Polônia, a Boemia, a Bósnia e depois foi para a Hungria, obedecendo a uma ordem direta de Roma. Permanecia em um lugar apenas o tempo suficiente para construir um mosteiro novo ou, em um já existente, restabelecer a observância genuína da Regra da Ordem Franciscana.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza

- José Pignatelli

- Estêvão, o Moço

- Bv. Maria Helena Stollenwerk

Município Paulista

Hoje é o aniversário de Franca. Instalado como vila em 28-11-1824, quando se separa de Mogi Mirim.

Nas Ondas do Rádio

Viagem no Tempo. Internet: www.viagemnotempo.net. Música, notícias e história. Vinte e quatro horas por dia no ar.

Hoje, Programa Rádio Vitrola, às 22h, com reprise amanhã, às 7h; aos domingos, Clássicos Sertanejos, às 6h: também aos domingos, Momento Jovem Guarda, às 17h, com reprise às 22h. Produção e apresentação: Marcelo Duarte.

Rádio ABC (1570). Causas Nobres. Ao vivo, no estúdio, Valkiria Moraes. Ela é presidente do Núcleo de Apoio ao Pequeno Cidadão de São Bernardo. Produção e apresentação: Antonio Dalto. Hoje, às 10h.

Bandeirantes AM (840) e FM (90,9). Memória. A apresentação do programa com a cantora Isaurinha Garcia. Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 23h, com reprise amanhã, às 5h. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;