Memória Titulo Memória
A caminho do centenário...

Há uma guardiã especial da memória da Emef Senador Flaquer...

Ademir Medici
01/11/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


Há uma guardiã especial da memória da Emef Senador Flaquer, Ercilia Pires Fournier, que estudou e depois lecionou na escola. Ao longo deste 2015 professora Ercilia foi lembrando Memória dos 95 anos da ‘Senador’. E a encontramos, feliz, durante a exposição Senador Flaquer, uma vitrine de memórias.

ERA 1920

- 30 de abril – Decreto cria o Grupo Escolar Senador Flaquer, de São Caetano.

- 5 de maio – O decreto é publicado no Diário Oficial do Estado.

- 8 de maio – O Grupo Escolar é instalado.

Na história da Educação em São Caetano e no Grande ABC, os 95 anos da atual Escola Municipal de Ensino Fundamental Senador Flaquer, do bairro Fundação, em São Caetano. E o ano não poderia terminar sem uma exposição contando a história da escola.

A exposição ficou muito bonita. Fez parte de uma programação diversificada que envolveu a maior parte das instalações da escola instalada desde 1923 na Rua Heloísa Pamplona – nos dois primeiros anos a escola reuniu no Palacete De Nardi as seis escolas isoladas de São Caetano.

No sábado, 24, deu-se o encontro de alunos e ex-alunos, professores e ex-professores, pais e amigos dos alunos.

Para se ter uma ideia, três dos mais antigos prefeitos de São Caetano – Campanella, Massei e Braido – estudaram nesta escola.

A exposição daquele sábado foi fruto de trabalho realizado pelos alunos dos sextos anos, sob a orientação das professoras Ana Lucia Fournier e Elizete Begotti, com a colaboração da Fundação Pró-Memória e Museu Municipal de São Caetano.

Um vídeo de quase uma hora foi passado várias vezes, registrando a festa dos 70 anos da escola, realizada em 1990. E algumas preciosidades foram expostas.

Memória fez e reproduziu várias imagens, que aos poucos iremos dividindo com vocês. Que o exemplo vindo do bairro Fundação se propague entre todas as escolas deste mundo que é o Grande ABC.

Amanhã em Memória

Uma sala de aula reconstituída, com mata-borrão e palmatória. E o caderno de mapas desenhados e coloridos por uma aluna do Segundo Grupo Escolar de São Bernardo: Hermínia Perrella cursava o terceiro ano em... 1920.

Diário há 30 anos

Sexta-feira, 1º de novembro de 1985 - ano 28, nº 5970

Manchete – Novo mínimo será de 600 mil cruzeiros

Mauá – Iapas (Instituto de Administração Financeira da Previdência Social) pensa em vender área à municipalidade. Começava a se oficializar o atual Jardim Oratório, cujo território fez parte da antiga Fazenda Oratório.

Em 1° de novembro de...

1930 – Anunciada a data da posse de Getúlio Vargas como presidente da República: segunda-feira, 3 de novembro.

1975 – Permaneciam detidos no Doi-Codi, em São Paulo, prestando depoimentos, os jornalistas Jorge Duque Estrada, Rodolfo Konder, Luiz Weiis, José Vidal Pola Galé e Frederico Pessoa.

Municípios Paulistas

- Aniversariam hoje: Itatiba (criado em 1857, quando se separa de Jundiaí) e Taciba (criado em 1954, quando se separa de Regente Feijó).

Hoje

- Dia de Prevenção Contra Doenças do Coração

Santos do Dia

- A festa de Todos os Santos ocorreu pela primeira vez, em Roma, em 13-5-609, quando o papa Bonifácio IV transformou o templo de Partenon, dedicado a todos os deuses pagãos do Olimpo, em uma igreja em honra à Virgem Maria e a todos os Santos. A mudança da festa de Todos os Santos, de 13 de maio para 1º de novembro, só foi decretada em 1475, pelo do papa Xisto IV.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza

- Licínio

- Tiago da Pérsia

- Maria, escrava 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;