Setecidades Titulo Transporte
Alunos não precisam recadastrar passe livre

Estudantes da rede pública de Santo André terão renovação automática do benefício

Por Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
31/07/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


Estudantes das redes municipal e estadual de Santo André que já efetuaram cadastramento do passe livre escolar no início do ano não precisam renovar o procedimento para o segundo semestre. A partir de segunda-feira, quando as aulas retornam, apenas alunos da rede privada, entre o Ensino Fundamental, Médio e Superior, deverão se dirigir até a Aesa (Associação das Empresas do Sistema de Transporte de Santo André) para renovar o cadastro e comprovar que seguem matriculados.

De acordo com o gerente geral da Aesa, Luiz Marcondes de Freitas Júnior, o número de estudantes cadastrados teve salto de 130% entre 2014 e 2015: passou de 10 mil para 23 mil. Isso porque, desde janeiro, alunos da região passaram a ter gratuidade no bilhete de ônibus municipal escolar. Antes, os jovens tinham direito à passagem com 50% de desconto.

Conforme Marcondes, a estimativa é que pelo menos 9.000 alunos da cidade não precisem renovar seu cadastro neste segundo semestre. “Todos os estudantes das escolas públicas que se cadastraram no início do ano terão suas passagens liberadas para uso a partir do dia 3 (segunda-feira) automaticamente”, destaca.

Dessa forma, só deverão se dirigir à Aesa alunos da rede privada, para atualizar o banco de dados, além de estudantes que desejam se cadastrar pela primeira vez. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

O alerta da Aesa tem o propósito de evitar transtornos como os observados no início do ano, quando houve fila e longa espera para o cadastramento do passe livre no município. Em fevereiro, por exemplo, houve pico de 1.000 atendimentos diários na sede da associação, localizada na Avenida Industrial, 600.

A expectativa do gerente geral da Aesa é que todo o procedimento de recadastramento possa ser realizado pela internet a partir do próximo ano. “As próprias escolas poderão informar à Aesa a respeito da manutenção ou não das matrículas, o que garantirá processo mais ágil e confortável para os usuários”, destaca. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;