Internacional Titulo
Rebeldes já mataram 108 homens em Angola
Do Diário OnLine
19/06/2001 | 11:37
Compartilhar notícia


Os ataques da União Nacional pela Independência Total de Angola (Unita) dos dias 12 de 15 de junho causaram a morte de 108 homens das forças governamentais de Angola, de acordo com um comunicado divulgado pelos rebeldes nesta terça-feira. Setenta e oito soldados morreram, 23 membros da milícia governamental e sete policiais, segundo a Unita.

O comunicado assinado pelo General Abreu Kamorteiro afirma que as baixas aconteceram durante uma série de ataques, inclusive um mortal ao quartel general na cidade de Kuito, 700 km ao Sul de Luanda.

A Unita também garante ter capturado Jamba-Yanganji na província Bie no dia 15 e tomado a cidade de Kaissesse, rica em diamantes, no Norte do país, no dia 14. Os rebeldes afirmam que conseguiram fuzis AKM, lançadores de foguetes RPG-7 e munições durante os ataques.

Os rebeldes rejeitaram na semana passada uma declaração do governo de cessar-fogo unilateral, como condição unilateral para o reinício das conversações.

Entre uma população de 12 milhões de habitantes, pelo menos 500 mil pessoas morreram e 4 milhões perderam suas casas desde que a guerra civil começou em 1975. Esta por sua vez, dá seqüência à luta de 14 anos contra Portugal pela independência, e foi retomada em 1998 depois do fracasso de um acordo de paz firmado em 1994.

A Unita está sob sanções da ONU, o que inclui embargo ao comércio de diamante e restrições a viagens de seus líderes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;