Setecidades Titulo Estatística
Criminalidade tem queda em S.Caetano

Em abril, município registra redução de 44,32%
em furto de veículos em relação ao ano passado

Yara Ferraz
Do Diário do Grande ABC
01/06/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


O Programa Cidade Segura completa um ano em São Caetano com queda de até 44,32% nos índices criminais. Conforme dados da SSP (Secretaria da Segurança Pública) estadual, o número de furtos de veículos em abril de 2014 era igual a 95, sendo que neste ano foi de 63.

Além disso, houve queda de 33,68% nos roubos em geral (de 95 casos para 63) e roubo de veículos caiu 32,26% (de 31 para 21). Em nenhum dos períodos foi registrado homicídio e houve aumento de três casos para as ocorrências de furtos em geral.

O programa teve investimento de R$ 9 milhões e possibilitou que 12 ações relacionadas a PM (Polícia Militar), Civil e GCM (Guarda Civil Municipal) fossem realizadas. Entre elas estão as revitalizações das bases da GCM, do 1º (Fundação) e 2º DPs (Santa Maria) e manutenção de base da PM no bairro Prosperidade.

Conforme o prefeito Paulo Pinheiro (PMDB), o trabalho só foi possível com a verificação dos índices mês a mês e a união da administração municipal e das forças de segurança. “Prestamos atenção nos números e na prevenção. Logicamente as pessoas vão pensar duas vezes antes de cometer algum delito aqui.”

Pinheiro também citou passos importantes que fazem parte do programa, tais como a Atividade Delegada para os GCMs que não estão trabalhando poderem atuar em plantões com o pagamento de R$ 158. Atualmente há cerca de 20 guardas no esquema.

Na PM, além do Dejem (Diária Especial por Jornada Extraordinária de Trabalho do Policial Militar), a Prefeitura também possibilita pagamento no mesmo valor. Há 25 policiais militares nos plantões.

Conforme o comandante da PM na cidade, capitão João Francisco Terrom, a diária é um incentivo. “Esse efetivo ajuda no patrulhamento de centros comerciais, por exemplo. O diferencial é o investimento em segurança e o planejamento em conjunto. Nos reunimos todos os meses, e se, por exemplo, tem algum problema de poda de árvores e iluminação, o que também influencia na segurança, é resolvido.”

O delegado titular da cidade, José Ribamar Raposo, está no cargo há quatro meses e também elogiou o planejamento. “Essa união eu nunca vi em outra cidade do Brasil. Uma prova de eficiência é que nestes últimos meses, todos os crimes de violência contra a pessoa já foram esclarecidos.” 

Guarda Civil ganha reforço no armamento

Nos próximos dias, o efetivo de 426 guardas-civis de São Caetano contará com reforço no armamento. Foram adquiridas 12 espingardas calibre 12 e está em tramitação a aquisição de 200 pistolas calibre 380. Tratam-se de iniciativas do Programa Cidade Segura.

“As espingardas já chegaram, sendo que os guardas vão fazer um curso rápido para utilizá-las. Já as 200 pistolas foram liberadas pelo Exército e devem chegar nos próximos dias. Com isso, todo o efetivo vai estar renovado”, disse o secretário de Segurança, Marco Antonio Barreiras.

Conforme o comandante da GCM na cidade, Douglas Bispo da Silva, as pistolas semiautomáticas estão substituindo os revólveres calibre 38, que eram manuais. “Elas são mais leves e também têm poder de fogo maior, possibilitando troca de munição mais rápida”, explicou.

O efetivo também contará com mais 54 guardas, que prestaram concurso público no mês passado e aguardam o chamado para integrar a corporação. Também há previsão de entrega de 15 viaturas ainda neste semestre.

Os veículos atualmente passam por fase de teste de sistema de monitoramento com a central. A aquisição de rádios digitais para o efetivo está em fase de edital de concorrência.

A cidade mantém uma central de câmeras na Avenida Goiás e estuda reformular o sistema. O Projeto Radar está em testes no local. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;