Internacional Titulo
Direita iraniana reconhece vitória da esquerda no 1º turno
Por Do Diário do Grande ABC
19/02/2000 | 15:18
Compartilhar notícia


Visivelmente afetados, os conservadores iranianos admitiram este sábado sua derrota no primeiro turno das eleiçoes legislativas mas nao se renderam definitivamente e esperam vencer no segundo turno, dentro de dois meses.

``A direita perdeu', resumiu friamente o jornalista político Ali Ajanpur em Racht (Norte do Ira), cidade considerada como o ``pulso político' do país, onde os reformistas avançaram como em todo o território.

A esquerda reformista obteve 57 das 95 cadeiras no primeiro turno, segundo o ministério do interior.

Os líderes de direita se mostraram discretos, rechaçando fazer comentários e se refugiando atrás dos resultados provisórios.

``Esperamos o segundo turno. Talvez haja surpresas. Temos dois meses para nos preparar. Perdemos, mas nao estamos vencidos', disse um líder da Coalizao da Linha do Ima e Guia (direita conservadora).

Fazendo da necessidade virtude, os dirigentes conservadores insistiram na forte participaçao, acima de 75%, e na necessidade de respeitar os fundamentos do regime islâmico.

``Os candidatos da direita tiveram um êxito relativo, é certo', confessou o porta-voz dos conservadores em Teera, Mohamad Reza Bahonar.

Mas ``a participaçao foi muito importante e determinante, e estamos satisfeitos. Este índice de participaçao dá legitimidade ao nosso regime islâmico'.

Sejam quais forem os resultados definitivos, a sorte do ex-presidente Ali Akbar Hachemi Rafsanjani, líder dos conservadores e moderados de Teera, parece delicada.

``Os conservadores devem aceitar, integrar e digerir sua derrota. Rafsanjani fracasou em seu retorno político. Trata-se de um fato político importante', explicou o escritor Kazem Karvanavi.

``Embora a esquerda vença, é ainda a República Islâmica, nossa Constituiçao e a linha de nosso Guia, o aiatolá Ali Khamenei, o que prevalece. A democracia é resultado da revoluçao islâmica, é preciso nao esquecer', disse Rajmatolá Hagigi, um influente empresário conservador.

O grande comparecimento às urnas, superior a 75% dos mais de 38 milhoes de eleitores, favoreceu os reformistas, cujo eleitorado é composto principalmente por mulheres e jovens.

O resultado do primeiro turno das eleiçoes legislativas significa, sobretudo, um voto de confiança dos eleitores a Mohamed Khatami, eleito presidente em 1997, mas cujas reformas foram freadas por um Parlamento conservador.

O segundo turno, previsto para os próximos meses, deverá conceder ao presidente uma ampla maioria parlamentar, com a qual Mohamed Khatami poderá levar adiante a abertura política e a liberalizaçao da sociedade.

A contagem manual dos votos poderá levar vários dias.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;