Fechar
Publicidade

Terça-Feira, 25 de Janeiro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

cultura@dgabc.com.br | 4435-8364

Arte e consciência em todas as cores


Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC

20/11/2009 | 07:00


Com uma programação que contempla as mais diversas linguagens artísticas, os eventos especiais do Dia da Consciência Negra trazem opções que vão da raiz e o popular até chegarem a expressões contemporâneas.

São Paulo centraliza grandes nomes da arte brasileira e o Grande ABC oferece uma agenda bem recheada. Santo André apresenta hoje show com artistas e grupos de cultura afro na Praça do Carmo. Destaque para o rapper Thaíde. Já a Casa Cinco Costuras recebe apresentações de samba de roda, capoeira e hip hop.

Em São Bernardo, a partir das 13h, o Paço abriga nomes como Afro-X, Monarco da Portela e Chico César.

A 10ª Mostra de Street Dance, hoje, no Teatro Paulo Machado de Carvalho, em São Caetano, traz os principais trabalhos ligados à cultura hip hop da cidade, com exibição de vários artistas convidados da região. Oficinas culturais sobre a origem, evolução e tendências da cultura afro completam o evento.

Diadema realiza a 3ª Caminhada de Combate ao Racismo, que parte às 14h da Rua Manoel da Nóbrega, no Centro, e a escolha da corte do Carnaval 2010, no Centro Cultural Okinawa (Av. Sete de Setembro, 1.670), a partir das 20h.

O Teatro Manacá, de Rio Grande da Serra, tem show de Júnior Sou Samba, além de palestra sobre a cultura negra e apresentação dos alunos do curso de hip hop da cidade, com exibição do grupo Andreil's B. Boys Crew, hoje, a partir das 20h.

CAPITAL - Na Praça da Sé, em São Paulo, artistas renomados sobem ao palco para celebrar a data. Os shows começam às 16h, com Quinteto em Branco e Preto, Dona Inah, Germano Mathias e Murilão, para uma homenagem à velha guarda do samba paulista. Em seguida, Luiz Melodia e Elza Soares se apresentam. O cantor rememora clássicos como Fadas, Diz Que Fui Por Aí, Pérola Negra, Negro Gato e Codinome Beija-Flor. Elza, no encerramento, faz dueto com o saxofonista Thiago França.

Onde ir

Santo André - Praça do Carmo Hoje, show com artistas regionais das 13h às 17h. Show de Thaide, às 17h30. Grátis

São Bernardo - Paço Municipal. Hoje, show com Chico César, Afro-X e Monarco da Portela, entre outros, a partir das 13h. Grátis.

São Caetano - Teatro Paulo Machado de Carvalho - Alameda Conde de Porto Alegre, 840. Tel.: 4220-3924. Hoje, a partir das 20h. Ingr.: R$ 3. Sesc São Caetano - Rua Piauí, 554. Tel.: 4223-8800. Show musical LadoDaLua. Hoje, às 19h. Grátis.

Diadema - Centro Cultural Okinawa - Av. Sete de Setembro, 1.670. Hoje, escolha da corte do Carnaval 2010, a partir das 20h. Grátis.

Rio Grande da Serra - Teatro Manacá - Rua José Maria Figueiredo, 491. Hoje, apresentação musical, de hip hop e palestra a partir das 20h. Grátis.

São Paulo - Praça da Sé. Hoje, missa afro, às 10h. Bloco Afro Ile Aiyê, às 11h. Rappers Kamau, Gog e DJ King, às 14h. DJ Vivian Marques, às 15h30. Quinteto em Branco e Preto, Dona Inah, Germano Mathias e Murilão, às 16h. Luiz Melodia, às 18h. Elza Soares, às 20h. Grátis.

Casa das Rosas - Avenida Paulista, 37. Tel.: 3285-6986. Hoje, Rimas de Zumbi, às 15h. Grupo Camiranga, às 16h. Sarau poético, às 18h. Grupo Curima, às 21h. Grátis.

Museu Afro Brasil - Rua Pedro Álvares Cabral. Tel.: 5579-8542. Hoje, exposições África em Nós (até 6 de janeiro) e Eu Tenho Um Sonho: De King a Obama - A Saga Negra do Norte (até 25 de janeiro). Terça a domingo das 10h às 18h. Grátis.

Museu da Imagem e do Som - Av.Europa,158. Tel.: 2117-4777. Hoje, Mostra de Cinema O Negro Como Ator e Personagem da ação Cinematográfica. Até dia 22, às 16h e às 19h. Grátis.

Museu da Casa Brasileira - Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2.705. Tel.: 3032-3727. Hoje, apresentações musicais Navio Negreiro, às 11h e Tias Baianas Paulistas e Ala dos compositores Kolombolo, às 16h30. Grátis.

Museu da Língua Portuguesa - Praça da Luz. Tel.: 3326-0775. Hoje, apresentação Circense Circo de Ébanos, às 14h. Grátis.

Mube - Rua Alemanha, 221. Tel.: 2594-2601. Hoje, exibição de filmes franceses. O Pesadelo de Darwin, às 14h. Os Mestres Loucos, 16h. Eu, um Negro, 16h40. Férias em Casa, às 18h, Memória Entre Duas Margens, 19h30. África sobre o Sena, às 21h. Grátis.

Zumbi segundo o hip hop

A Casa das Rosas, em São Paulo, recorre ao hip hop para realizar sua homenagem ao Dia da Consciência Negra. O evento, que será realizado hoje a partir das 15h, também prevê show e sarau.

Celebrando o Zumbi dos Palmares, o evento especial abre com Rimas de Zumbi, um projeto desenvolvido pelo grupo Massala Diversidade Cultural e que conta a história do líder do quilombo dos Palmares de forma moderna. Discute sua vida por meio do hip hop e mescla com as origens das danças e culturas africanas.

O artista plástico andreense Rodrigo Prado, o Smul, é o responsável pelo grafite. O grafiteiro, que dá aulas para a ONG AEB (Associação Evangélica Beneficente), leva alguns de seus alunos ao evento para compor um painel. "Vamos destacar a cidadania, a identidade e o artista dentro da comunidade carente, que é quando se fala de exclusão, algo importante para o futuro das novas gerações", conta Smul.

Há ainda a apresentação do grupo Curima, que faz uma releitura de canções da tradição afro-brasileira e também compõe curimbas (rezas cantadas), com base na diversidade musical de seus componentes e na vivência do intérprete Paulo Brito na cultura Yorubá.

O sarau Chama Poética: Consciência Negra evoca a cultura afro-brasileira com a música e a poesia de Lula Barbosa, que apresenta composições próprias e interpreta grandes nomes da música brasileira. O cantor, declamador e escritor José Domingos mostra, entre outras músicas, alguns dos afro-sambas de Vinicius de Moraes e Baden Powell e declama textos. O Grupo Poema Novo apresenta canções e textos relacionados ao tema.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;