Cultura & Lazer Titulo BIA
Olhar alemão em Diadema
Por Dojival Filho
Do Diário do Grande ABC
04/11/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


O Grande ABC já imprimiu sua marca na 8ª BIA (Bienal Internacional de Arquitetura), que começou na sexta-feira e prossegue até 6 de dezembro, no Parque Ibirapuera, em São Paulo. Em sintonia com um dos tópicos do evento, a sustentabilidade, uma delegação alemã composta por 14 professores, estudantes e profissionais do ramo arquitetônico graduados nas universidades de Hamburgo e Hannover visitou ontem o bairro Serraria, situado na região periférica de Diadema.

Acompanhado por autoridades locais e universitários brasileiros, o trabalho de campo foi resultado da cooperação técnica firmada em março entre a Prefeitura de Diadema e a Exposição Internacional de Construção Hamburgo-Alemanha (entidade que coordena a participação germânica na Bienal). Outra iniciativa motivada pelo convênio que integra a programação da 8ª BIA é o Workshop Brasil-Alemanha, que será realizado até o dia 14 e prevê o levantamento de problemas e peculiaridades urbanísticas do bairro.

"A característica principal do Serraria é a presença forte de pequenas e médias indústrias convivendo lado a lado com habitações formais e informais em áreas de invasões. Nas próximas semanas, formaremos grupos de trabalho para apresentarmos possíveis soluções", afirmou o coordenador-geral do workshop, o arquiteto brasileiro radicado há 18 anos na Alemanha Pedro Moreira.

Formado pela Universidade de Hamburgo, o alemão David Fischer considerou válida a visita ao Serraria. "Foi uma grande oportunidade para praticar o que aprendemos."

Hoje, às 18h, no prédio da Bienal, a diretora de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de Diadema, a arquiteta Roberta Menezes Rodrigues, ministrará a palestra Diadema e seus Desafios.

SANTO ANDRÉ - O arquiteto andreense Guilherme Bombana Nicoletti desenvolveu, entre outros trabalhos, o estande na Bienal dedicado à Copa de 2014 no Brasil.

"No estande, que tem 700 metros quadrados, há fotos de estádios que receberam as Copas do Mundo desde 1930. Também há uma parte com miniarena e outra dedicada a projetos para estádios brasileiros", explica Nicoletti.

Promovida pelo IAB (Instituto Brasileiro de Arquitetura) e orçada em R$ 2 milhões, a 8ª BIA não contou com verba proveniente de leis de incentivo, Reúne 106 projetos e obras de arquitetos do Brasil, Holanda, Alemanha, Itália, EUA, França e Hong Kong.

8ª Bienal Internacional de Arquitetura - Pavilhão da Bienal - Avenida Pedro Álvares Cabral, Parque Ibirapuera, São Paulo. Das 12h às 22h (sex.,sáb., e dom., das 10h às 22h; fecha 2ª). Ingr.: R$ 12. Até 6 de dezembro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;