Cultura & Lazer Titulo Telona
Fase fértil para os cinéfilos continua
08/10/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


É um sonho de cinéfilo. O festival do Rio 2009 termina hoje à noite com o anúncio dos vencedores do Troféu Redentor, na mostra competitiva Première Brasil, e amanhã, pela manhã, Leon Cakoff realiza em São Paulo a coletiva de lançamento da 33ª Mostra Internacional de Cinema, que este ano começa no dia 22 e vai até 5 de novembro.

Entre os dois eventos, rapidamente, durante cinco dias, Belo Horizonte estará sediando sua mostra internacional, que traz ao Brasil, antes de São Paulo, o maior filme exibido este ano em Cannes. Não, não é The White Ribbon, de Michael Haneke, a quem o júri presidido pela atriz Isabelle Huppert outorgou a Palma de Ouro em Cannes.

O maior filme de Cannes 2009 nem integrou a competição. Independência, do filipino Raya Martin, passou na mostra Un Certain Regard.

Em São Paulo, a Mostra deste ano será aberta com À Procura de Eric (Looking for Eric), de Ken Loach, com Eric Cantona. Depois de anos prometendo vir ao Brasil, o mestre do cinema político, autor de obras como Kes - que acaba de ser lançado em DVD -, Riff-Raff, Agenda Secreta, Terra e Liberdade, Meu Nome é Joe e Ventos de Liberdade, deve fazer, ao vivo, a abertura do evento paulista.

Com ele virá Eric Cantona (leia Cantoná), o astro francês do futebol que virou ídolo do Manchester, na Inglaterra. Cantona é o ídolo de outro Eric, um carteiro que está à deriva na vida.

Perdeu a mulher, o filho está ingressando na criminalidade. A vida toda é uma m... Eric chega ao fundo do poço. Pensa até em se matar. É quando surge em sua vida o próprio Cantona, que, como anjo da guarda, vem lhe apontar uma saída para a crise. Em Cannes, o astro esportivo, agora também do cinema, e o diretor já haviam comentado a obra. A memória do fato faz prever que a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo deste ano terá uma bela abertura.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;