Economia Titulo Juros
Processo de queda do spread está em curso no País
05/08/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


O economista-chefe da Febraban, Rubens Sardenberg, afirmou ontem que está em curso no País o processo de queda dos spreads (diferenças entre os juros cobrados pelos bancos nos empréstimos a pessoas físicas e jurídicas e as taxas pagas), que é compatível com a velocidade redução da taxa básica de juros, a Selic.

Na última sexta-feira (31), o presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Luciano Coutinho, exortou os bancos comerciais a aumentarem o volume de concessão de crédito e reduzir os custos das operações de financiamento para famílias e empresas.

Ele chegou a comentar que as instituições financeiras precisam confiar mais nas perspectivas da economia brasileira. Na avaliação de Sardenberg, os bancos estão atuando para reduzir os spreads. Segundo ele, dados do BC (Banco Central) apontaram em dezembro do ano passado que a taxa média anual para o spread, para pessoa jurídica, estava em 18,4% e baixou para 18,3%, em junho deste ano.

No caso da pessoa física, este indicador variou de 45% para 35,7% no período. A soma geral variou de 30,7% para 27,2%.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;