Turismo Titulo Bom vinho
Os segredos de Baco em Bento Gonçalves
Kelly Zucatelli
Enviada à Serra Gaúcha
02/07/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Conhecer os segredos de um bom vinho e os procedimentos que o tornam saboroso e com suas particularidades aromáticas também faz parte do roteiro de passeios pela Serra Gaúcha.

A vinícola Aurora, formada em 1931 por 16 famílias de imigrantes italianos, é uma das mais populares cooperativas do segmento que oferece o tour. O passeio pelo espaço - que possui centenas de tonéis com as mais raras especialidades de uvas da região - pode ser feito em uma manhã.

Mais de 1.000 famílias produtoras de uva são associadas à vinícola, o que torna o espaço um dos mais concorridos para visitações. Por ano, estima-se que mais de 150 mil pessoas passem por lá. Além de conhecer um pouco da produção, o visitante tem a oportunidade de conferir técnicas e aulas de degustação de vinho.

A visita é gratuita e o curso dura cerca de duas horas.

Ali se aprende sobre a vida útil dos tonéis, que armazenam cerca de 250 litros de vinho e podem ser utilizados por até oito anos.

Ao circular entre os corredores e sentir a mistura de aromas de uvas e vinhos de diversos lugares, representados ali por bandeiras de diversos países, o turista sai com a certeza de que não é tão difícil se iniciar no conhecimento da enologia, tampouco entender da bebida. Estando em Gramado e indo de carro ao local, a viagem dura cerca de uma hora.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;