Turismo Titulo O velho e o novo
História e modernidade em Lima
Carla Navarrete
Enviada ao Peru
28/05/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Utilizada principalmente com rota de passagem para quem chega ao Peru, Lima quer se firmar como ponto turístico. Para isso, a capital tem investido na modernização de alguns bairros, ao mesmo tempo em que atrai por outros mais históricos.

Assim como em outras capitais latino-americanas de origem hispânica, Lima estabeleceu seus principais pilares no Centro, em sua Praça das Armas, ou Plaza Mayor. Criada juntamente com a fundação da cidade, em 1535, abriga importantes construções, como o Palácio do Governo, residência oficial do presidente, a Basílica Catedral de Lima e o Palácio da Municipalidade.

Com 400 anos, a Catedral de Lima merece atenção especial de quem visita a cidade. Reconstruída por diversas vezes devido a terremotos (o país fica em zona de intensa movimentação sísmica), a basílica conta com vasta coleção de arte sacra, além de curiosidades como os restos mortais de Francisco Pizarro, explorador espanhol que conquistou o Peru.

Não muito distante fica a Basílica e o Convento de San Francisco de Lima, complexo arquitetônico no qual os estilos barroco e neoclássico se encontram. O local abriga o Santuário de Nuestra Señora de la Soledad, o Convento de San Francisco e a Capela del Milagro. Entre suas principais atrações estão as catacumbas, que foram um cemitério na época colonial.

O centro também é marcado por seus balcões nas fachadas das construções, que chamam a atenção para a bela arquitetura da região. Às margens do Rio Rímac fica o Parque de la Muralla, que contém restos das antigas muralhas de Lima, construídas no século 17 pelos espanhóis para proteger a cidade dos ataques de piratas.

MODERNIDADE - Saindo da zona histórica, Lima mostra seus traços de metrópole em bairros como Miraflores e San Isidro, que concentram hotéis, bares, casas noturnas, restaurantes e grandes lojas de departamento.

Na rua Petit Thouars, é possível encontrar inúmeros mercados do vasto artesanato, com vendedores sempre dispostos a negociar preços mais baixos para seus produtos. Com a moeda local, o sole, valendo cerca de R$ 0,70, o turista brasileiro pode se esbaldar com suvenires peruanos e roupas feitas de lã de alpaca.

Em Miraflores, também se destaca o centro comercial Larcomar, que fica à beira-mar e oferece diversão com seus cinemas, lojas (com preços mais salgados em relação ao comércio de rua) e discotecas. A partir da tarde, o local vira ponto de encontro para os jovens.

MUSEUS - Para conhecer melhor a trajetória do Peru, desde suas primeiras civilizações, Lima conta com inúmeros museus sobre arqueologia e história. O Museo de La Nácion é um dos mais completos, contando com vasta coleção da cultura peruana de antes e depois da chegada dos espanhóis.

O Museo Larco, localizado em uma mansão datada do século 18 e rodeada de belos jardins, destaca-se por seu acervo pré-colombiano. Ainda no Larcomar fica o Museu del Oro, que narra a trajetória da exploração desse metal desde as civilizações pré-Incas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;