Setecidades Titulo Santo André
Secretaria explicará o novo paisagismo
Fabiana Chiachiri
Do Diário do Grande ABC
26/03/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


A Sosp (Secretaria de Obras e Serviços Públicos) de Santo André participa de audiência pública marcada para hoje, às 19h, na Câmara Municipal, com o objetivo de explicar à população o novo projeto paisagístico que a Prefeitura executa desde o fim de fevereiro.

Paisagistas e arquitetos ouvidos pelo Diário criticaram a posição da Prefeitura em realizar a reforma na paisagem de Santo André. Para o diretor do DPAV (Departamento de Parques e Áreas Verdes), Luiz Fernando Oliveira, a avaliação desses especialistas foi colocada de maneira infeliz. "Alguns deles estudaram comigo. Outros foram meus orientadores. Talvez por falta de informação sobre o que realmente está sendo feito foram infelizes na abordagem", disse.

O principal fato que Oliveira se refere é com relação às perdas ambientais. "Teremos muito mais diversidade de espécies e cores do que temos hoje. Antes só se plantava araçá, goiabão e cerejeira do rio grande. Agora, resgataremos mais de 20 tipos de plantas, dentre elas manacá da serra, quaresmeira e jacarandá mimoso."

Outro ponto levantado pelos especialistas é que a administração estaria ferindo o projeto original de paisagismo desenvolvido para o município pelo renomado arquiteto e paisagista Burle Marx. De acordo o secretário de Obras, Alberto Rodrigues Casalinho, muitas intervenções foram feitas já nas administrações passadas. "O projeto data de 1968 e, desde então, várias alterações aconteceram, como a construção de vias e estacionamento entre jardins e espelhos d'água que deveriam existir naquela área."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;