Esportes Titulo Dopping
Rebeca Gusmão se defende na CAS e tem veredito em um mês
Por Das Agências
18/03/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


A nadadora Rebeca Gusmão apresentou ontem, na sede da CAS (Corte Arbitral do Esporte), em Lausanne, na Suíça, a última instância de sua defesa contra a acusação de doping, no Troféu José Finkel, em maio de 2006, e em exame realizado no dia 13 de julho de 2007, além da suspeita de fraude em exames realizados durante os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro (2007). Depois de seis horas e meia de julgamento e justificativas, a expectativa ainda permanece, e a decisão sobre o futuro de Gusmão só sairá entre 30 e 45 dias.

"O julgamento ocorreu dentro da normalidade. Acho que foi bom. É um caso complexo, cheio de pormenores. A Rebeca falou no final, fez um belo discurso. Foi muito importante. Estamos esperançosos de que ela será absolvida em todos os casos", disse ao site Lancenet! o advogado da nadadora, Breno Tannuri.

De acordo com o advogado, o CAS decidiu julgar os três processos contra Rebeca de uma vez, situação que é prevista nas regras. E tanto a nadadora quanto a Fina (Federação Internacional de Natação) foram de acordo com tal procedimento.

Tannuri explicou que são três as possibilidades de veredicto da CAS: a absolvição de Rebeca, deixando-a livre para voltar a nadar; manter a decisão da Fina em banir a nadadora do esporte; ou suspender a atleta por dois anos caso considere-a culpada em algum dos casos. Se a decisão da corte for o terceiro exemplo, o período de suspensão seria contado a partir do dia 2 de novembro de 2007, e, com isso, a atleta poderia voltar a nadar no fim de 2009.

Nos exames anti-doping realizados pela nadadora e que deram positivo, foi encontrada a substância testosterona exógena. Já nas fraudes de exames durante o Pan, foram encontrados dois tipos de DNA diferentes nas amostras. A nadadora alega diversas irregularidades em todos estes casos.

Se for banida da natação, a atleta já anunciou que se dedicará ao futebol feminino, esporte que no país é apenas amador. Por outro lado, caso permaneça competindo nas piscinas, Rebeca cogita a possibilidade de defender um outro país, tendo em vista que não esconde a mágoa e a decepção com os dirigentes esportivos brasileiros.      




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;