Comparação mostrou que modelo supera o Chevrolet Vectra GT por apresentar melhor custo-benefício
Neste comparativo, colocamos frente a frente dois hatches médios que valorizam a esportividade do design e o nível de equipamentos.
Recentemente renovado, o Ford Focus começou a ser vendido no final de outubro. O Chevrolet Vectra GT, por sua vez, está no mercado desde setembro do ano passado e ocupa a quinta colocação nas vendas do segmento, com 11.955 unidades emplacadas de janeiro até a primeira quinzena de novembro, segundo a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores. O Focus está em sétimo lugar, com 11.531 emplacamentos (considerando a versão anterior).
Ambos foram avaliados nas versões topo de linha, com câmbio automático. O Focus Ghia custa R$ 73.390 e sai vencedor por apresentar melhor custo-benefício, já que oferece melhor desempenho, nível de equipamentos superior e mais espaço para os ocupantes.
O Vectra GT-X tem a vantagem de ter motor flexível e navegador GPS de série, embora não seja integrado ao painel.
Sete centímetros maior e com três centímetros a mais na distância entre eixos, o Ford oferece mais espaço para os passageiros do banco traseiro. Entretanto, leva 17 litros a menos de bagagem.
Mesmo sendo 73 quilos mais pesado, oferece saídas mais rápidas e boas retomadas. Seu propulsor 2.0 16V a gasolina gera 17,5 cavalos a mais que o bicombustível do concorrente quando abastecido com álcool.
Ambos garantem boa dirigibilidade, estabilidade e visibilidade, mas a direção eletro-hidráulica do Ford proporciona ao motorista uma condução mais agradável. Seu câmbio automático de quatro velocidades permite operar também no modo seqüencial.
Para aqueles que apreciam um design inovador, o Focus agrada mais, embora o visual do Vectra GT-X também seja bem arrojado.
NÚMEROS |
Chevrolet Vectra GT-X |
Ford Focus 2.0 Ghia |
Motor |
2.0 8V Flexpower |
2.0 16V a gasolina |
Potência |
121 cv (g) / 128 cv (a) a 5.200 rpm |
145,5 cv a 6.000 rpm |
Torque |
18,3 mkgf a 2.600 rpm (g) / 19,6 mkgf a 2.400 rpm (a) |
18,86 mkgf a 6.000 rpm |
Velocidade máxima |
186 km/h (g) / 189 km/h (a) |
192 km/h |
Aceleração de 0 a 100 km/h |
10,8 s (g) / 10,3 s (a) |
12,1 s |
Comprimento |
4,28 metros |
4,35 metros |
Altura |
1,46 metro |
1,49 metro |
Entreeixos |
2,61 metros |
2,64 metros |
Peso |
1.283 quilos |
1.356 quilos |
Porta-malas |
345 litros |
328 litos |
Tanque |
52 litros |
55 litros |
Hatches são bem recheados
Produzido em São Caetano, o Chevrolet Vectra GT-X foi o primeiro automóvel nacional a oferecer de série um sistema de navegação por GPS (sistema de posicionamento global).
Os dois hatches saem de fábrica com equipamentos importantes, como air bags frontais para motorista e passageiro, freios ABS, faróis de neblina, bancos de couro, computador de bordo, CD player com MP3 e controlador de velocidade com comandos no volante, além de acionamento elétrico dos vidros, travas e retrovisores.
O Chevrolet tem a mais o sensor de chuva, que permite o acionamento automático do limpador de pára-brisa, saída do ar-condicionado digital para os passageiros do banco traseiro, e belas rodas de liga leve de 17 polegadas - as do Ford têm 16 polegadas.
O modelo da Ford produzido na Argentina oferece, na versão Ghia, teto solar elétrico, um sistema chamado Ford Power, que permite dar a partida sem ter de colocar a chave na ignição, por meio de um botão localizado no console central, ar-condicionado automático e digital com controle individual de temperatura para motorista e passageiro, sensor de estacionamento traseiro, sistema de som com conexão para bluetooth, USB e iPod e sistema de comando de voz para o rádio, o ar-condicionado e o celular. Uma curiosidade é que a abertura do capô é feita por uma chave embaixo do logotipo da Ford.
EQUIPAMENTOS |
Chevrolet Vectra GT-X aut. |
Ford Focus 2.0 Ghia aut. |
Preço básico |
R$ 74.183 |
R$ 73.390 |
Air bag duplo |
Série |
Série |
Ar-condicionado |
Série |
Série (digital de duas zonas) |
Bancos revestidos de couro |
Série |
Série |
CD player com MP3 |
Série (comandos no volante) |
Série (comandos no volante e voz) |
Computador de bordo |
Série |
Série |
Controlador de velocidade |
Série |
Série |
Direção hidráulica |
Série |
Série (eletro-hidráulica) |
Faróis de neblina |
Série |
Série |
Freios ABS |
Série |
Série |
Navegador GPS |
Série |
Não-disponível |
Rodas de liga leve |
Série (17”) |
Série (16”) |
Sensor de chuva |
Série |
Não-disponível |
Sensor de estacionamento |
Acessório |
Série |
Teto solar elétrico |
Não-disponível |
Série |
Trio elétrico |
Série |
Série |
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.