Esportes Titulo Avanço
S.Caetano usa tecnologia para avaliar rendimento

Rotineiramente, os atletas do clube têm o rendimento físico monitorado por aparelhos GPS via satélite

Por Marco Borba
Do Diário do Grande ABC
13/06/2008 | 07:01
Compartilhar notícia


O São Caetano tem usado a tecnologia no preparo de seus jogadores para a dura jornada na Série B do Campeonato Brasileiro. Rotineiramente, os atletas têm o rendimento físico monitorado por aparelhos GPS via satélite. As informações são armazenadas em um software e depois apresentadas à comissão técnica e preparadores físicos do clube.

Conforme explica o fisiologista Antonio Carlos Fedato Filho, 29 anos, no monitoramento são avaliados a movimentação do jogador em campo nos treinos coletivos, a velocidade média, a distância percorrida e a freqüência cardíaca.

Nos jogos, conta, devido à proibição do aparelho, é usado um programa chamado campograma, no qual avalia-se apenas o deslocamento do atleta em campo. A marcação é feita manualmente, ao contrário do GPS, que aponta as informações por meio de gráficos.
Segundo Fedato, o monitoramento visa definir o tipo de trabalho físico que deve ser feito com cada atleta. "Os dados mostram, por exemplo, se durante a preparação o jogador está sendo exigido acima da média. Se estiver, é preciso diminuir essa sobrecarga às vésperas de um jogo."

O trabalho, completa o fisiologista, também contribui para a recuperação física de jogadores que estão voltando de contusão. "Com a avaliação, é possível saber como está o rendimento do atleta. Ajuda o preparador a definir os trabalhos a serem desenvolvidos até que se atinja o rendimento ideal."

Todos os jogadores do Azulão, garante Fedato, estão acima da média de rendimento considerada ideal para um atleta. O atacante Vandinho e o volante Daniel, destaca, são os que estão acima da média do grupo. "Aí entra a questão genética. O jogador participa dos mesmos treinamentos, mas consegue ter um rendimento melhor."

O trabalho com o auxílio tecnológico é desenvolvido no Azulão desde 2000.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;