Setecidades Titulo Desafio
Contra o álcool, autoridades e família precisam agir juntos
Caroline Garcia
Especial para o Diário
12/10/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Medidas do governo para inibir a venda de bebida alcoólica para menores de idade e campanhas de prevenção ao alcoolismo não funcionam se a família não trabalhar junto. Essa é a opinião dos estudantes da Etec Lauro Gomes, em São Bernardo, que participaram ontem do Desafio de Redação. "Não adianta montar planos se o jovem não tem a base em casa. Os pais são os primeiros exemplos das crianças", disse Eric Maldonado, 18 anos, do 3º ano do Ensino Médio.

A maioria das festas de adolescentes é regada a bebida alcoólica. "Não tem controle se quem está bebendo tem 18 anos ou não. A realidade de hoje é que é mais interessante sair para beber e se drogar do que dançar e conhecer pessoas", disse Giulia Jéssica Santos, 17, do 3º ano.

Desde pequeno, William Munhoz, 17, conversa com os pais sobre álcool. "Falam para tomar cuidado com quem ando porque costumo sair com alguns amigos que bebem", disse o estudante do 2º ano.

Para Felipe Alencar, 16, foi complicado escrever sobre o tema já que a bebida tem lado certo e errado. "Não dá para julgar uma coisa ou outra. Bebendo de forma adequada, o álcool não faz mal. Todo mundo tem consciência dos problemas que a bebida pode causar, o difícil é saber dosar."

Para Giulia, incentivo dos pais e mudança do círculo de amizades são passos importantes. "Ver gente que passou pelo problema e conseguiu largar o vício é ótimo exemplo."

O concurso literário é promovido pelo Diário e co-realizado pela USCS (Universidade Municipal de São Caetano), com parceria do governo do Estado e apoio da Ecovias. O Desafio estará nas escolas até o dia 23 de outubro, e o ganhador da bolsa de estudos será conhecido em novembro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;