Memória Titulo
Vera Cruz, ano 60, e seus pioneiros entre nós

"Constituída nova produtora de filmes em São Paulo. O coquetel foi ontem, no Museu de Arte de São Paulo", cf. 'Correio Paulistano'...

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
04/11/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


"Constituída nova produtora de filmes em São Paulo. O coquetel foi ontem, no Museu de Arte de São Paulo", cf. 'Correio Paulistano': sexta-feira, 4/11/1949.

* * *

Há 60 anos, em 4 de novembro de 1949, sacramentava-se o surgimento da Companhia Cinematográfica Vera Cruz, cuja primeira fase - 1949 a 1954 - seria brilhante. Foram seus fundadores: Franco Zampari e Ciccillo Matarazzo. Os detalhes são relembrados e contados pelo professor Antonio de Andrade, coordenador de Rádio e TV da Universidade Metodista.

Ata e escritura.

E um terreno em São Bernardo

Texto: Antonio de Andrade

No dia 3 de novembro no Museu de Arte Moderna, que funcionava no imponente edifício sede dos Diários Associados, de Assis Chateaubriand (Rua 7 de abril, 230, Capital), foi realizada uma solenidade (coquetel) de assinatura da ata de constituição da Companhia Cinematográfica Vera Cruz e no dia 4 de novembro lavrada a escritura pública no 10º Tabelionato de São Paulo.

O capital da sociedade era estimado em 7,5 milhões de cruzeiros. Incluía um terreno de propriedade de Francisco Matarazzo Sobrinho situado em São Bernardo, com 30.077 metros quadrados. O terreno era definido como "plano, firme e seco". Era servido de águas e instalações elétricas, com oito barracões e uma casa de moradia com vários cômodos. Possuía depósito e repartições de escritório, estas construções de padrão inferior.

Este pode ser apontado como o registro de nascimento da Vera Cruz. Vários nomes se sobressaíram. Um deles, o de Geraldo Faria Rodrigues (1930-2005), anos depois prefeito de São Bernardo. Geraldo teve papel relevante na Vera Cruz e teria muito a relatar.

Um nome que fez história na Vera Cruz é o de Ruth de Souza, sempre esquecida, com 88 anos e no caso Vera Cruz a primeira atriz negra a desempenhar papéis de destaque em produções nacionais. Só ela e Grande Otelo tiveram essa oportunidade.

A lindíssima Eliane Lage, que vive em Pirenópolis (Goiás) e que em 2005 publicou um maravilhoso livro de memórias: "Ilhas, Veredas e Buritis", pela Editora Brasiliense.

Temos ainda Anselmo Duarte, Tonia Carrero, Vanja Orico, o John Herbert e a Eva Vilma, que fez ponta em 'Uma pulga na balança', a Ilka Soares, que foi casada com Anselmo Duarte, Nicete Bruno, Maria Fernanda, a cantora Inezita Barroso. Sem contar as dezenas de atores, atrizes, técnicos, funcionários que povoaram a tal "fábrica de sonhos".

ALMANAQUE

Crolinda Sampaio

Nascimento: Itapetininga (SP), 4 de novembro de 1933.

Vereadora: 1973 a 1976.

Partido: MDB.

Veio para Santo André em 1952 para lecionar no Bairro de Camilópolis. Em 1955, por concurso, ingressou no IAPI. Em 1960 participou da fundação da Associação dos Aposentados do ABC. Casou-se com José Silveira Sampaio, vice-prefeito e prefeito de Santo André.

O 10º Congresso

Ontem à noite, a abertura solene e festiva; hoje um dia cheio marca a realização do 10º Congresso de História do Grande ABC, em São Caetano, das 8h às 17h.

Teremos a conferência de abertura pelo professor José de Souza Martins, seguida de mesa-redonda, exibição de filme, espaços de diálogo e evento artístico.

Credenciamento e retirada de material ocorrerão das 8h às 9h, na Universidade de São Caetano (USCS, antigo IMES, campus 2, no Centro - ao lado das estações rodoviária e ferroviária).

Confiram a programação no site da Fundação Pró-Memória: www.fpm.org.br; telefone 4223-4780. Participação é grátis.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Domingo, 4 de novembro de 1979

Manchete - Convenção do MDB escolhe hoje o novo diretório nacional.

Grande ABC - Câmaras irão votar antes do recesso 46 projetos.

Jornal do Supermercado - A arte de comprar exige conhecimento.

Especial - A estação da miséria e do crime. Antonio Paulo Pavone (texto) e Fernando Ferreira (fotos) traçam o perfil dos arredores da Estação de Santo André.

Primeiro Plano - Ver e aprender com os venezuelanos (Eduardo Camargo).

Polícia - Mulher manda matar marido: julgamento movimenta Ribeirão Pires.

Música - Sucesso marca 12 anos da Banda Infanto-Juvenil de Rudge Ramos

EM 4 DE NOVEMBRO DE...

1649 - Parte de Portugal a primeira frota da Companhia Geral do Comércio do Brasil, sob o comando do conde de Castelo-Melhor, nomeado governador geral do Estado do Brasil.

1769 - Marquês do Lavradio toma posse no cargo de vice-rei do Brasil.

1969 - Morto na Alameda Casa Branca, em São Paulo, Carlos Marighella, líder revolucionário e ex-deputado pelo PCB.

MUNICÍPIOS PAULISTAS

São Carlos, fundado na segunda metade da década de 1850. Fundadores: Antonio Carlos de Arruda Botelho (conde de Pinhal) e Jesuíno José Soares de Arruda. Elevado à vila em 1865, quando se separa de Araraquara. Celebra o aniversário em 4 de novembro, dia do santo padroeiro, São Carlos Borromeu.

São Sebastião da Grama começou a ser formado em 1871, alcançando a autonomia em 4 de novembro de 1925, quando se separou de São José do Rio Pardo.

HOJE

Dia da Propaganda, Dia do Inventor, Dia do Minerador e Dia do Orientador Educacional.

SANTOS DO DIA

Carlos Borromeu, Claro e Vital.

Carlos Borromeu (Arona, Lombardia, Itália 1538 - 1584). Foi arcebispo de Milão.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;