Internacional Titulo
Aids evidencia tabus e preconceitos
Das Agências
04/07/2002 | 09:31
Compartilhar notícia


Excelente revelador dos comportamentos humanos, a Aids evidencia, desde seu aparecimento há 20 anos, os tabus e preconceitos da sociedade, e um grande desconhecimento da doença continua prevalecendo, apesar dos esforços das associações dedicas à prevenção.

A prevenção será justamente um dos temas centrais da XIV Conferência Internacional sobre a Aids, que será realizada de 7 a 12 de julho, em Barcelona (Espanha).

Em inúmeros países africanos, as relações de poder - na sociedade, mas também dentro da família - deixam desamparadas as mulheres que, na maioria dos casos, não estão em condições de impor a seus pares medidas de proteção para evitar o contágio da doença.

Como a pílula anticoncepcional em seu surgimento, o preservativo continua sendo acusado ainda, em muitas partes, de "aumentar a promiscuidade", um preconceito que explica em parte sua pouca utilização.

Segundo a OnuAids (o programa de luta contra a AIDS das Nações Unidas), "entre 6 bilhões e 9 bilhões de preservativos são vendidos ou distribuídos a cada ano", o que representa pouco mais de dois preservativos por ano e por pessoa de sexo masculino, contando as crianças e os idosos.

A soropositividade do HIV e da AIDS declarada são outros tantos motivos de recusa e ostracismo. E os países africanos ou asiáticos não são os únicos em que se registra esse comportamento. Na Europa e na América do Norte, a condição de soropositidade de crianças provocou inúmeros rejeições na escolarização e, inclusive, negativa de atenção por parte de médicos.

Recentemente, um hotel alemão negou-se a receber um grupo de portadores de AIDS argumentando que sua presença "assustaria outros hóspedes".

Os sociólogos atribuem esses comportamentos à ignorância em relação à doença e assinalam o necessário esforço para fazer evoluir as mentalidades.

Mas, depois de vinte anos de epidemia, a tarefa continua sendo difícil: uma recente pesquisa realizada em 39 países da América Latina, Caribe e Ásia mostrou que a maioria dos homens que mudaram seu comportamento sexual para evitar a Aids, "somente uma pequena porcentagem" utiliza preservativos.

Em relação às mulheres, geralmente mantidas à margem dos debates e das decisões, um terço delas não sabem como se proteger do vírus.

Segundo a OnuAids, para vencer a epidemia, é necessário que ocorram mudanças drásticos no comportamento sexual em alguns dos países menos desenvolvidos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;