Memória Titulo
Da fábrica, um coração para São Caetano. Há 40 anos...

"Quando aqui chegamos, o trem parou diante do lugar onde hoje se instala o alojamento de conserva da estrada de ferro.

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
28/07/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


"Quando aqui chegamos, o trem parou diante do lugar onde hoje se instala o alojamento de conserva da estrada de ferro. Tudo era mato ao redor, havendo apenas uma picada que, da estação, conduzia até a igreja. Caminhamos por ela para encontrar, afinal, uns casebres à volta do templo - tudo que era São Caetano, então".

Depoimento de José Thomé, filho de Thomaso Thomé, um dos integrantes do primeiro grupo de imigrantes italianos que chegou ao núcleo colonial em 28 de julho de 1877 (cf. Jornal de São Caetano, 25 de julho 1948).

O Núcleo Colonial de São Caetano foi estabelecido pelo então governo imperial para acolher imigrantes do ramo agrícola. Este núcleo se localizava em terras da antiga fazenda São Caetano, fundada por beneditinos no século 18 em terras do então Tijucuçu.

Tijucuçu - Palavra de origem tupi que significa grande lamaçal, barreiro grande, charco, atoleiro.

* * *

Em 1969, por ocasião de mais um aniversário oficial de São Caetano, o Diário editou aquela que foi a sua primeira edição em uma segunda-feira, dia da semana em que o jornal então não circulava. Foi uma edição inteiramente dedicada à aniversariante, com uma peça moderna em forma de anúncio da sua eterna maior indústria, a General Motors do Brasil. Título do anúncio: São Caetano, meu amor.

Em um coração estilizado, a GM destacava pontos referenciais da cidade. Marcas da própria indústria ganham destaque, mas são mostrados pelo menos outros três pontos distintos, como o Viaduto dos Autonomistas - o primeiro a suplantar no Grande ABC os trilhos da estrada de ferro - parte do terminal rodoviário e o Teatro Paulo Machado de Carvalho, então recém-inaugurado.

E como é importante uma peça publicitária 40 anos depois. O próprio complexo GM modificou-se e expandiu-se para fora de São Caetano. E, em 1969, fabricava as linhas brancas da Frigidaire e todos os veículos Chevrolet.

E o que era São Caetano no crepúsculo dos anos 1960? Vejam os dados estatísticos de então: 188 mil habitantes, com uma das maiores densidades demográficas do País (12.533 habitantes por quilômetro quadrado); 421 indústrias, 7.341 veículos lacrados em 1968, 4.080 aparelhos telefônicos, 2.200 casas comerciais, 30 estabelecimentos bancários, nove transportadoras, 54 restaurantes, 45 farmácias, oito cinemas, três jornais, uma emissora de rádio (a Cacique), três conservatórios, duas bibliotecas, três hospitais, sete postos de puericultura, um pronto-socorro, três maternidades, três asilos, quatro sindicatos, 110 advogados, 100 dentistas, 80 médicos, 45 engenheiros.

Não havia nenhum shopping center - equipamento que viria apenas no futuro que é hoje; mas eram oito cinemas de verdade e uma emissora de rádio que fazia a coqueluche da juventude, em especial. E uma rede municipal de ensino formada por 17 parques infantis (as futuras Emeis), 17 grupos escolares, 10 ginásios, sendo um vocacional, uma escola residencial para portadores de deficiências visuais e auditivas e cinco faculdades.

E lá vai o Diário contando a história de São Caetano, falando das igrejas e das religiões, da primeira capela dos beneditinos, do padroeiro São Caetano Di Thiène, de Valter Marciano, "o maior dos craques", que chegou à Seleção Brasileira e depois foi jogar na Espanha, onde faleceu em acidente automobilístico.

Dos outros futebolistas de sucesso, o jornal citava Benê, Fernando, Feijão, Valentino, Luiz Pereira (Chevrolet), Gonçalves, Marinho, Arthur Petta, Celso, Reinaldo Zamai, Marcio, Gonçalves I e Gonçalves II, Luizinho, Sturaro, Rubens de Almeida, Fiorotti, Sérgio Lorenzini, Ninim, Mario Venelli (o Gostoso), Marinotti, Natalino, Roberto e o próprio prefeito Oswaldo Massei.

São histórias de uma cidade em avançado processo de transformação e as mensagens que vamos captando, 40 anos depois.

AMANHÃ EM MEMÓRIA

Um jovem professor narra o desenvolvimento industrial de São Caetano em seu primeiro longo artigo assinado no News Seller há exato meio século.

MUNICÍPIOS PAULISTAS

Além de São Caetano "do Sul", Cristais Paulista celebra o seu aniversário. O município foi criado pela lei estadual nº 5285, de 18 de fevereiro de 1959.

HOJE

Dia do Agricultor.

SANTOS DO DIA

Décio, Eustádio, Inocêncio I e Sansão. E os santos mártires da Tebaida.

Inocêncio I. Papa nascido em Albano Laziale, Roma. Morreu em Roma, no ano 417. Seu pontificado durou 16 anos.

Santos Mártires da Tebaida, Egito. Viveram no século 3. Foram perseguidos nos reinados de Décio e Valeriano.

NAS ONDAS DO RÁDIO

Pérola da Serra (92.5 - comunitária) - Reminiscências. A formação do Núcleo Colonial de Ribeirão Pires e o Largo da Matriz da Paróquia São José em 1891. Com Antonio Simões, Pedro Manoel Cordeiro e Walter Gallo. Hoje, a partir das 9h. Site: www.peroladaserrafm.com.br.

Crônica do Guido

Texto: Guido Fidelis

Um tango para dançar, uma valsa para bailar. Sons musicais misturam-se, muitas melodias. Sonatas, fantasias, carrilhões. Corais, comunicação entre pessoas e anjos, entre humanos e divindades. A vida nada mais é que uma sinfonia: abertura, movimentos líricos e um final rápido quando baixam as cortinas.

Vamos aproveitar o espetáculo da vida e participar do grande show da existência. Palmas para todos nós.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Sábado, 28 de julho de 1979

Manchete - Aumentos do petróleo começam segunda-feira.

Diadema - Prefeitura defende o fechamento da indústria química Monitra.

Anistia - Agentes do Dops detém o metalúrgico José Carlos Silva que distribuía panfletos para ato público pela anistia em Santo André.

Editorial -Uma cidade que não conhece o comodismo (São Caetano).

Polícia - Enfrenta policiais a tiros e foge em Santo André.

EM 28 DE JULHO DE...

1914 - Império Austro-Húngaro declara guerra à Sérvia; começa a Primeira Guerra Mundial.

1919 - Epitácio Pessoa assume a Presidência da República do Brasil.

1930 - Rita Ângela Zincaglia nasce em Chicago, nos Estados Unidos. Vem menina para o Brasil e para São Bernardo. Transforma-se na secretária eterna da cidade, com atuação na iniciativa privada (Brasmotor e Firestone) e na Prefeitura de São Bernardo, onde fez carreira e participou de várias frentes, como a criação da Associação dos Funcionários Públicos e do Instituto Municipal de Previdência.

1949 - Antonio Ireudo de Assis chega a Santo André. Grande desenhista. Produziu imagens a lápis impressionantes sobre vários pontos do Grande ABC. Fez parte do Gipem (Grupo Independente de Pesquisadores da Memória).

1954 - Inaugurado o Viaduto dos Autonomistas, em São Caetano.

1964 - Inaugurado o Estádio Municipal Lauro Gomes de Almeida, em São Caetano.

1969 - Prefeitos do Grande ABC reúnem-se em Diadema e decidem criar uma comissão para analisar o problema das favelas e seus moradores.

- Circo Norte-Africano despede-se de São Bernardo e segue para Cubatão. Estava armado ao lado do Paço Municipal.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;