Setecidades Titulo
Calor na região leva milhares de pessoas ao Sesc e à Prainha
Deborah Moreira
Do Diário do Grande ABC
28/12/2009 | 07:05
Compartilhar notícia


O domingo de sol, com temperaturas que chegaram aos 33°C em Santo André, fez com que milhares de pessoas da região buscassem lugares para se refrescar, como o Sesc de Santo André, e a Prainha do Riacho Grande, em São Bernardo.

"Sol combina com água. Então a gente veio aqui curtir com a filha e aproveitar para tomar uma (cerveja) gelada", disse a desempregada Marina de Melo, 35 anos, que passou o dia na Prainha com o marido e a filha mais nova, de 10 anos.

Segundo a Associação dos Comerciantes da Prainha, milhares de pessoas lotaram o local desde a quinta-feira, dia 24. "Desta vez o verão chegou para valer. Tenho trabalhado todos os dias. Das 7h às 20h tem gente aqui para atender. Meus pés estão doendo bastante, mas trabalho feliz", relatou a secretária da associação e dona de um dos quiosques, Sandra Gouveia, 51, enquanto preparava mais uma porção de peixe frito. Segundo Sandra e os salva-vidas do local, não houve afogamentos e nem crimes nas areias do Riachão desde a véspera do Natal. Ontem, três salva-vidas mantidos pela associação cuidavam e davam orientações aos frequentadores.

A dona de casa Maria Lúcia Vidal, 30, também aproveitou o domingo com os três filhos e a família para se refrescar. Apesar de morar em Cidade Júlia, Zona Sul da Capital, são frequentadores assíduos da Prainha do Grande ABC. Apontando para a porção de peixe frito que havia acabado de chegar à sua mesa, o tio de Maria Lúcia, Edson Vidal, 42, contou que "só esse peixinho e esse visual já valeram a viagem de lá para cá".

Além deles, outra tia, Rosângela Vidal ,43, e o marido, Maurivaldo Batista, 41, faziam parte da festa. Eles trouxeram uma panela grande de baião de dois, comida típica nordestina, preparada por Maurivaldo, que é cozinheiro.

Já as primas Daniela Soares, 20, e Fabiana Garcia, 25, tomavam cerveja, em volta de uma das dezenas de mesas, montadas na beira da àgua. "Trouxe minha prima que é do Ceará para conhecer. Até agora não rolou a química com nenhum dos pretendentes", contou Daniela.

Sesc Santo André atrai mais de 2.500

Os termômetros marcando temperatura de 33°C e o sol forte levaram ontem mais de 2.500 pessoas para curtir o dia de piscina e outras atividades de lazer no Sesc Santo André. Os parques da região também lotaram de famílias que preferiram passar o feriadão de Natal pelo Grande ABC, em vez de encarar trânsito intenso rumo ao Litoral ou ao Interior.

No Sesc Santo André, o movimento maior, principalmente de crianças, se concentrou na área da piscina. E os espaços de brinquedos recreativos também tiveram grande procura por mães que levavam seus bebês para se divertir.

A cozinheira Maria Flor Maio dos Santos, 47 anos, aproveitou a folga para proporcionar diversão ao sobrinho, Lucas Andrade de Souza, 3. "Olha quantos brinquedos têm para as crianças. Para os adultos, as áreas de descanso, tanto na piscina quanto (na área) interna, também são maravilhosas", disse.

Apesar de morar na Capital, o aposentado Carlos Vicente Boccia, 63, está todos os fins de semana na região e admira os espaços de lazer que o Grande ABC oferece. "Adoro esse clima de tranquilidade. O Sesc tem uma estrutura muito boa para todas as idades. Enquanto as crianças brincam, eu posso ler o jornal na biblioteca", disse Boccia.

PARQUES - O domingo foi movimentado também nos parques da região. Enquanto crianças andavam com suas bicicletas e brincavam com seus carrinhos, os pais aproveitavam o dia de folga.

O professor de Educação Física Junior Crocco, 31, e sua mulher, Cristiane Iazetta, 33, resolveram tirar os patins que estavam guardados "há algum tempo" no armário para passear pelo Espaço Verde Chico Mendes, em São Caetano. "Este ano decidimos ficar no Grande ABC durante as festas", contou o professor.

Em Santo André, os parques Celso Daniel e Central também tiveram movimentação intensa.

A dona de casa Rosebel Cardoso da Cunha, 35, e a funcionária pública Viviane Cardoso, 33, reuniram sete crianças, entre filhos e sobrinhos, para aproveitar os brinquedos do Parque Celso Daniel. "Já que meu marido terá que trabalhar nestes dias, e não teremos condições de viajar, essa é uma alternativa boa para a diversão das crianças e nossa também", disse Rosebel.

O playground do Parque Cidade de São Bernardo Raphael Lazzuri também esteve bastante movimentado.

Entre as crianças estavam as pequenas Camila, 5, amiga de Ana Júlia, 3, filha da comerciante Tatiane Cardoso. Moradora do Jardim Bom Pastor, Santo André, ela contou que prefere o parque da cidade vizinha por ter banheiros melhores e mais sombra para as crianças. "Elas gostam de brincar no parquinho e fico preocupada com o sol", comentou Tatiane.

Em Diadema, o casal do Jardim Inamar Aynete Borges, 37, e Marco Antonio de Oliveira, 39, foi almoçar no Centro e aproveitou para levar o filho Guilherme, 4, à Praça da Moça. "Ele gosta mais do Parque Ecológico, perto de casa, mas já brincou tanto aqui que até se machucou", disse Aynete, apontando para a testa ralada do filho.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;