Turismo Titulo
Cananéia ao sul
Por Patricia Zwipp
Especial para o Diário
08/01/2009 | 07:00
Compartilhar notícia
Prefeitura de Cananéia


Fugir da correria e relaxar nas cidades litorâneas é a opção de muitos turistas durante o mês de janeiro. Um dos destinos são os refúgios ecológicos e culturais do Litoral Sul de São Paulo, localizados na região do Lagamar, mistura de lagoa com mar.

Uma das cidades do pólo ecoturístico é Cananéia, que se divide em três áreas: continental, insular e ilhas. E as atrações do município propiciam passeios variados.

Para os interessados em história, vale a pena visitar o Centro Histórico. O conjunto arquitetônico, em estilo colonial, é tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico) e revela trechos dos primeiros passos do Brasil depois da chegada dos portugueses.

As cachoeiras também encantam os turistas e suprem a falta de praias. As quedas d''água se encontram no Continente, no Parque do Lagamar e no Parque Estadual Ilha do Cardoso. Algumas formam piscinas naturais, convidativas a um mergulho, e outras guardam ruínas de antigos engenhos e madeireiras que alimentavam os estaleiros dos séculos 17 e 18.

Além das matas em estado de preservação, que abrem espaço para trilhas ecológicas, o município ainda encanta os turistas com as tradições das comunidades indígenas e quilombola, e suas raízes caiçaras.

Vale a pena conversar com os moradores e conhecer as lendas de tesouros enterrados, invasões de piratas e as manifestações culturais, como o famoso fandango caiçara, que reúne dança e música.

Outra dica é participar do Circuito de Turismo na Agricultura Familiar, que passa por locais essencialmente agrícolas, como o Itapitangui.

OSTRAS - Não há como negar que as belas paisagens de Cananéia são um prato cheio para os turistas. E a intensa extração de ostras faz com que a gastronomia da região também não fique atrás.

Quem quiser adquirir os moluscos pode comprá-los diretamente dos coletores. O preço da dúzia da ostra média é R$ 4 e da grande, R$ 6.

PARQUE - Quem gosta de participar de trilhas tem também como opção o Parque Estadual Campina do Encantado, localizado a 46 quilômetros de Cananéia, em Pariquera-Açu. Os visitantes admiram as belezas da fauna e da flora e passam por sambaquis (sítios arqueológicos) e uma turfeira, rica em gás metano, que faz com que chamas saiam dos buracos do terreno.

Os interessados devem estar preparados, uma vez que a trilha é de nível médio e dura cerca de cinco horas. A boa notícia é que a visita é gratuita. Basta agendá-la e colocar as pernas em ação.

INFORMAÇÕES
Cooperostra - (0xx13) 3851-8339
Parque Estadual Campina do Encantado - (0xx13) 3856-1002

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;