Política Titulo Desfecho
Agência do INSS em Diadema reabre até março de 2022

Próxima unidade da Previdência na cidade deve funcionar em prédio do Poupatempo

Por Júnior Carvalho
Do Diário do Grande ABC
04/10/2021 | 00:01
Compartilhar notícia
Celso Luiz/ DGABC


A agência do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) em Diadema deve voltar a funcionar até março do ano que vem, garantiu o governo do prefeito José de Filippi Júnior (PT). O município estava sem sua própria unidade do equipamento desde o início da pandemia, no começo do ano passado.

Em maio, a retirada do mobiliário do local onde o INSS de Diadema funcionava, na Avenida Antônio Piranga, causou susto na classe política, que temia a retirada permanente da unidade da Previdência na cidade. A agência havia sido fechada por causa da crise sanitária – os serviços foram suspensos em todo o País. Na ocasião, o INSS rechaçou a saída definitiva da cidade e informou que aguardava a gestão Filippi ceder novo local para reabrir a agência. Na época, o governo Filippi chegou a estimar que resolveria o impasse até o segundo semestre deste ano, o que não se concretizou.

Na quinta-feira, em live quinzenal que faz nas redes sociais, Filippi antecipou que o INSS de Diadema voltará a funcionar em breve no novo local. Ao Diário, a administração detalhou o processo e afirmou que a unidade será instalada no mesmo prédio onde funciona o Poupatempo, na região central da cidade. “A agência será instalada no prédio onde hoje também funciona o Poupatempo, mas a entrada será pela Rua Marechal Floriano. O INSS está fazendo mais uma revisão no projeto (na parte hidráulica) e, na sequência, a Prefeitura vai licitar a adequação do espaço. Será uma única tomada de preço. Portanto,pelos prazos de licitação e execução de obras, há uma previsão de que essa intervenção seja entregue entre fevereiro e março de 2022”, assegurou o Paço diademense.

A possibilidade de Diadema perder de vez uma agência do INSS causou espanto porque, na mesma época em que o instituto retirou os móveis da antiga sede da agência, o município havia sido acabado de passar por situação semelhante. Na surdina, a Secretaria estadual de Segurança Pública mandou retirar os computadores e outros patrimônios do posto do IML (Instituto Médico-Legal) de Diadema e mandá-los para a unidade em São Bernardo. Inicialmente, o município perderia a prestação dos serviços na própria cidade e a demanda local seria transferida para São Bernardo. Após pressão da classe política, entre vereadores e a própria cúpula do Paço, o Palácio dos Bandeirantes voltou atrás. O IML de Diadema ficou e também foi transferido para outro imóvel. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;